segunda-feira, 6 de julho de 2020

1º ANO - 2º VOLUME - QUÍMICA - GABARITO

Tire suas dúvidas com seu professor:
Aparecida (Cidinha)
Turmas: 2º3R, 3º4R, 3º5R, 3º6R,1º6N, 2º7N, 3º8N, 3º9N,1ºEJA EM
Contato: aparecida.rosario@educacao.mg.gov.br

Jackson De Andrade Teixeira
Turmas: 2º4R,  2º1P, 2º2AD, 2º5INF, 2º5RH, 3º1P
Contato: jackson.teixeira@educacao.mg.gov.br

Simone Andrade Felix Santos
Turmas: 1º4P, 1º5P, 1º5P, 1º7P, 1º8P, 3º2AD
Contato: simone.felix@educacao.mg.gov.br

Primeira semana

Transformações químicas: fenômenos físicos e químicos

Fenômenos físicos: é aquele que não altera a estrutura ou a constituição da matéria. Exemplos: Mudanças de estado físico e fenômenos da natureza.

Fenômeno Químico: é aquele que altera a estrutura da matéria, ou seja, sua composição. Exemplos: Queima e decomposição

Decomposição: um composto se transforma em dois ou mais.

I. Fenômeno químico: uma passagem de corrente elétrica (eletrólise) pela água pode originar diferentes gases, estes se diferem de H2O.

II. Fenômeno físico: o gelo passou por uma mudança de estado físico denominada de fusão.

III. Fenômeno químico: a decomposição da água oxigenada pela luz gera dois produtos diferentes da matéria de origem.

 

2. Marque as alternativas referentes a fenômenos químicos:

a) ( x ) Produção de plásticos a partir do petróleo.

b) (    ) Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.

c) (  x  ) Fabricação da coalhada a partir do leite.

d) (    ) Desaparecimento do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de água.

e) (    ) Produção da gasolina a partir do petróleo.

f) (   x  ) Prego enferrujado.

g) (  x ) Queima da gasolina.

h) (  x  ) Fotossíntese realizada pelas plantas.

i) (    ) Decomposição da luz solar por um prisma.

Resposta:

1-    A luz refletida não é alterada para outro tipo de matéria é um Fenômeno físico

2-    V – queima da vela (chama) fenômeno químico

3-    Mudança de estado físico é Fenômeno físico

4-    V – ferrugem é um fenômeno químico

letra : d

 

A) Falso - Fenômeno químico
b) Falso - Fenômeno físico
c) Falso - Fenômeno químico
d) Verdadeiro
e) Falso - Fenômeno físico

Soma = 16

 

5 - (UNESP-SP) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos.

Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:

I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;

II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo;

III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.

Cada um desses processos — I, II, III — corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:

a) física, física e química

b) física, química e química

c) química, física e física

d) química, física e química

e) química, química e física

I - Físico : não altera a matéria pois se trata de mudança de estado físico.

II - Químico: na decomposição há alteração da matéria

III - Químico: formar novo composto dignifica que  há alteração da matéria.

Alternativa correta é a letra B

Segunda semana

Não julgue não saber resolver porque não sabe os nomes dos compostos!

Basta você observar alguns conceitos fundamentais:

Reagentes: são substâncias que ficam antes da seta

Produtos: são substâncias que passam a existir após a reação e ficam após a seta

Exemplo:

Mg+O2 Ò MgO

Mg e O2 são nossos reagentes e MgO é nosso produto

Para resolver você precisa entender do que se trata uma reação de decomposição:

 A reação de decomposição consiste na degradação de uma molécula em dois ou mais elementos.

Essa é uma reação contrária a da síntese que une dois ou mais elementos em um produto resultante.

Podemos observar que a única degradação que ocorre dentre as reações é a II (com o fermento químico para fazer bolos).  NH4HCO3 se decompõe em 3 compostos (CO2 + NH3 + H2O ).

As outras reações I é de síntese Observe que temos dois reagentes (antes da seta Mg e O) dando origem a apenas um composto (MgO) e as demais são de  substituição (troca). Observe que os elementos químicos dos reagentes se organizam (reagem) e forma novos compostos – “ trocando de lugar”.

A alternativa correta será d) apenas II.

Resposta:

Fotólise é definido como o processo químico de degradação de moléculas orgânicas por meio da radiação luminosa. O processo de fotólise causa o rompimento das ligações químicas de uma molécula e forma íons.

I. Obtenção de dióxido de enxofre (SO2):

4FeS2 (s) + 11 O2(g) --> 2 Fe2O3(s)

 Trata-se de  uma reação e de dupla troca, pois tem a seguinte estrutura:

Se considerarmos

Fe = A

S = B

O = C

Teremos:

  AB + C --> AC + BC

 II. O dióxido de enxofre é convertido em trióxido de enxofre (SO3(g):

 SO2(g) + 1O2(g) --> 2 SO3(g)

 que é uma reação de adição ou síntese, e tem a seguinte estrutura:

Consideraremos:

SO2 = A

O2 = B

SO3= C

Teremos

A + B --> C

 III. Produção de ácido sulfúrico pela reação entre o trióxido de enxofre e a água:

 1 SO3(g) + 1 H2O(l) --> 1 H2SO4 (aq)

 é uma reação de adição ou síntese, pois :

 A + B --> C

Resposta: a)dupla troca, síntese, síntese.

 

Resposta: (b) "dupla troca".

Observe que Pb e o Na trocam de lugar ao formarem os produtos.

Conforme o próprio enunciado já menciona, o componente que reage com a água é um hidreto, que é um composto iônico formado por um cátion de um metal e o ânion hidreto (H) do hidrogênio.

A reação que faz inflar o bote é a reação do hidreto com a água e os produtos dessa reação são: Uma base (metal + OH) e o gás hidrogênio (H).


TERCEIRA SEMANA

A LEI DE LAVOISIER DIZ QUE A MASSA NO SISTEMA PERMANECE CONSTANTE, PORTANTO TEMOS:

40+ X =56 

X=56-40

X=16 

A LEI DE PROUST: A PROPORÇÃO SE MANTÉM CONSTANTE!

ENTÃO SE A MASSA DO OXIGÊNIO ERA 16 G E PASSOU A PESAR 32 G, ISSO SIGNIFICA QUE DOBROU; ASSIM OS OUTROS VALORES TAMBÉM DOBRARAM:

Y= 40 . 2 =80  

Z=56.2 = 112 

a - lAVOISIERPois massa inicial é igual à massa final. "Na natureza nada se cria, nada se destrói, apenas se transforma."

 a massa se conserva na reação em um sistema fechado.

Nos reagentes nós temos uma massa de:

R=73+58=131 g

Nos produtos nós temos uma massa de:

P=x+36

Como a massa se conserva:

R=P

131=x+36

x=131-36

x=95 g

Resposta D. A queima do papel faz ele "perder massa" e a queima do aço faz ele "adquirir".

Resposta “c”. O béquer é um sistema aberto, o gás carbônico formado no experimento 2 sai do o sistema, nesse experimento a massa final é menor que a massa inicial.

Quarta semana
Atividade 1

Sabe-se que 28 g de nitrogênio reagem completamente com 6 g de hidrogênio, formando amônia.

Qual será a massa, em gramas de amônia formada, quando 140 g de nitrogênio reagir com hidrogênio suficiente para completar a reação?

Primeiro passo: represente a reação (equacionar o fenômeno)

 N2 +3H2 --->2 NH3

Segundo passo: calcular as massas envolvidas (massa atômica do nitrogênio é 14 e do hidrogênio é 1.

Logo teremos :

Reagentes: N = 14.2 = 28g + H = 3(1.2) = 6g totalizando 34 g no reagente

Produto: 2(14+3) = 34g de produto


28 g de nitrogênio formam 34 g de amônia

140 de nitrogênio  formam ? g de amônia

Observe que estamos falando de 5 vezes mais de nitrogênio, sendo assim formará 5 vezes mais  de amônia: 36x5 = 170g

Atividade 2

Foram realizados três experimentos envolvendo a reação de síntese entre o nitrogênio e o hidrogênio para a obtenção da amônia. Os dados obtidos estão alistados na tabela a seguir.

Demonstre a Lei de Proust baseando-se nesses resultados.

Lembrem-se que :

Leis Ponderais
fonte do mapa mental: 

Sendo assim observe que:

Aa segunda linha tem valores duas vezes maiores que a primeira linha da tabela.

Ba terceira linha tem valores três vezes maiores que a primeira linha da tabela.

São valores aproximados por se tratar de arredondamentos.

Segundo a Lei de Proust, as substâncias em uma reação química reagem em proporções constante e definidas, os coeficientes estequiométricos da reação.

Na amostra I, as proporções das massas enxofre:oxigênio:amostra são 0,32:0,32:0,64; uma proporção de 1:1:2.

Na amostra II, as proporções das massas esses elementos são 0,08:0,08:0,16, uma proporções 1:1:2. 

Na amostra III, as proporções entre as massas de enxofre, oxigênio e amostra são 0,32:0,48:0,8; 1 parte de enxofre para cada 1,5 partes de oxigênio gerando 2,5 partes de amostra. As proporções não são as mesmas das amostras I e II.

Como os três óxidos são compostos pelos mesmos reagentes, e as proporções nas amostras I e II são iguais, conclui-se que os dois se tratam do mesmo óxido.

na amostra III é um outro óxido, porque apesar de ser constituído dos mesmos reagentes, suas proporções na amostra são diferentes.

Resposta: B.

Massas atômicas: Na = 23 e O = 16

Logo:  Na2O2  = (23x2) + (16x2) =78g

 

 

         2Na      +      O2  -> Na2O2

        46g---------------------------- 78g

      x---------------------------------156 g

 

x = 156 . 46  / 78

 

x = 92 g de Sódio (Na)

 

Questão de pesquisa!


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