Tire dúvidas com seu professor
Ana Luiza Calixto
Turmas: 3º EM INT 2, 3º EM REG 4, 3º EM REG 5,
1º EM REG 1, 2º EM REG 6, 3º EM REG 7, 3º EM REG 8
Contato:ana.calixto@educacao.mg.gov.br
Jordana de Magalhaes Gargiulo Moreira
Turmas: 1º EM INT 4, 1º EM INT 5, 1º EM
INT 6, 1º EM INT 7, 1º EM INT 8, 3º EM INT 1
Contato: jordana.moreira@educacao.mg.gov.br
Rita de Cássia Barbosa Lage
Turmas: 9º EF AF 1, 2º EM INT 1, 2º EM INT 2,
2º EM REG 3, 2º EM REG 4, 2º EM INT 5, 2º EM INT 6
Contato: rita.barbosa.lage@educacao.mg.gov.br
Telma Guerra
Turmas: 1º EJA EM 1
Contato: telma.guerra@educacao.mg.gov.br
1 — (ENEM 2017) Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inor- gânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fi- toplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica. Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?
a)
Fitoplâncton (OBS: o
único grupo de autótrofos que realizam fotossíntese nessa cadeia)
b)
zooplâncton
c)
moluscos
d)
crustáceos
e)
peixes
2 — (ENEM 2015) Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um habitat, comu- nidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade, pois pressupõe-se que toda a ca- deia trófica é contaminada a partir dele.
ANDRÉA, M. M. Bioindicadores
ecotoxicológicos de agrotóxicos. Disponível
em: www.biologico.sp.gov.br.
Acesso em: 11 mar. 2013 (adaptado).
O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituído por:
a)
Algas (OBS: produtores ou autótrofos que
realizam fotossíntese – 1º nível da cadeia alimentar)
b)
peixes.
c)
baleias.
d)
camarões.
e)
anêmonas.
3 — (UFV-MG) “As formas de vida encontradas a grandes profundidades nos ecossistemas marinhos são necessariamente heterotróficas”. A afirmativa a seguir acima está correta? Justifique sua resposta.
A afirmativa está
correta. Precisamos considerar que os seres vivos fotossintetizantes ou
autotróficos precisam de luz solar para realizar este processo, e sabemos que
quanto maior a profundidade no mar, menos luz solar chega. Por esse motivo não
existem seres autotróficos em grandes profundidades. Os heterotróficos
conseguem habitar as grandes produndidades porque se alimentam de outros seres
vivos, e não precisam necessariamente da luz solar para conseguir alimento e,
consequentemente, energia.
4 Cerca de 70% da superfície da Terra é coberta por água do mar e abaixo dessa superfície a água atinge uma profundidade média de 3,8 quilômetros. Os ecossistemas marinhos abrigam grande biodiversidade, mas parte dela vem sendo ameaçada pela pesca predatória. Na tentativa de con- trolar o problema, medidas governamentais têm sido adotadas, como a proibição da pesca em período reprodutivo e a restrição do uso de redes de malhas finas.
Como a proibição da pesca em período reprodutivo e como a restrição a redes de malhas finas minimizariam o problema da pesca predatória, contribuindo para a sustentabilidade da pesca? Explique.
A proibição da pesca, na época
reprodutiva, tem por finalidade maior manter as futuras gerações de peixes
evitando a extinção de espécies. A proibição do uso de malhas finas tem a
finalidade de propiciar que os peixes alcancem a idade adulta e desta forma possam
se reproduzir.
5 — Monte uma cadeia alimentar típica dos oceanos, considerando a presença de quatro níveis tróficos.
Algas →
camarão → peixe pequeno → peixe grande
OBS:
Atenção para a direção da seta, ela sempre aponta para onde o alimento está
indo. Lembro que na base da cadeia alimentar sempre DEVE ter um produtor (ser
fotossintetizante, produtor do alimento). Cada ser vivo na cadeia ocupa um
nível trófico (nível alimentar) e por isso essa cadeia deve ter 4 seres vivos
diferentes.
6 — Dê exemplos de organismo que possam ser considerados:
• decompositores e explique por quê;
Bactérias e fungos – porque eles decompôem a matéria
de todos os seres vivos.
• consumidores primários e explique por quê;
boi e zebra – porque se alimentam de capim que é um produtor (ser
fotossintetizante)
•
consumidores terciários e explique por quê;
os grandes predadores, como o leão e o
tubarão, que se alimentam de consumidores primários e secundários. São
considerados o topo das cadeias alimentares.
• produtores e explique por
quê.
Plantas
– são seres autotróficos, fazem fotossíntese e produzem todo o alimento
Segunda semana
1
— Os ciclos biogeoquímicos representam o movimento de um ou mais elementos na natureza e
estão intimamente ligados aos processos
geológicos, hidrológicos e biológicos.
Entre os ciclos
a seguir, marque aquele que envolve a participação de bactérias
do gênero Rhizobium e leguminosas.
a)
Ciclo do carbono.
b)
Ciclo do
nitrogênio.
c)
Ciclo do enxofre.
d)
Ciclo do fósforo.
e)
Ciclo do cloro.
2
— Os ciclos biogeoquímicos, também
chamados de ciclos da matéria,
garantem que os elementos
circulem pela natureza. Entre as afirmações a seguir, marque
aquela que melhor
explica o papel dos
decompositores nesses ciclos.
a)
Os
decompositores garantem a fixação dos elementos químicos no solo.
b)
Os decompositores, ao degradar os restos de seres vivos,
garantem espaço para que novos nutrientes sejam adicionados ao ambiente.
c)
Os decompositores
permitem, ao decompor os restos dos organismos, que substâncias presentes nesses
seres possam ser utilizadas novamente.
d)
Os
decompositores permitem que o fluxo
de energia ocorra
em vários sentidos.
3
— O ciclo do carbono
é um importante ciclo biogeoquímico, principalmente porque todas as molé- culas orgânicas possuem o átomo desse
elemento em sua composição. Marque
a alternativa que indica o principal reservatório de carbono no planeta.
a)
Rios e mares.
b)
Seres
vivos.
c)
Vegetais.
d)
Solo.
e)
Atmosfera (OBS: encontra-se na forma de CO2).
4 - (ENEM 2009)
O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre
os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos,
e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recur- sos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande
relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis
por combustíveis de fontes
reno- váveis. A utilização de combustíveis fósseis
interfere no ciclo
do carbono, pois
provoca:
b)
redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.
c)
aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.
d)
aumento
na quantidade de carbono presente na atmosfera.
e)
redução da quantidade global
de carbono armazenado nos oceanos.
5 — (PUC-SP) Analise as equações I, II e III a seguir:
I. 6CO2+ 12H2O ® C6H1206 + 6O2 +
6H2O
II. 2NH3 + 3O2 ® 2HNO2 +2H2O
III. C6H12O6 ® 2C2H5OH + 2CO2
Assinale
a alternativa incorreta referente às equações:
a) I representa, de forma simplificada, um processo realizado por organismos clorofilados.
b) II é realizada por certos tipos de bactérias e está relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.
c) II é realizada por animais em geral e não está relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.
d) III representa, de forma simplificada, um processo anaeróbico realizado por certos tipos de fungos, conhecidos como leveduras.
e) I, II e III representam, de forma simplificada, processos bioquímicos relacionados com a cicla- gem de matéria nos ecossistemas.
OBSERVAÇÕES:
6CO2+ 12H2O ® C6H1206 + 6O2 + 6H2O (equação do processo do
fotossíntese realizado por seres autotróficos ou produtores na cadeia alimentar)
2NH3 + 3O2 ® 2HNO2 +2H2O (equação
do processo de nitrosação ou oxidação da amônia, feito por bactérias
específicas dentro do ciclo do nitrogênio na natureza)
C6H12O6 ® 2C2H5OH + 2CO2 (equação do processo de respiração
celular anaeróbica ou fermentação alcoólica, realizado por fungos tipos
leveduras para produção de álcool etílico)
a)
Seleção natural e mutação.
b)
Lei
do uso e desuso e seleção natural.
c)
Lei
do uso e desuso e lei da necessidade.
d)
Lei da herança
dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.
e)
Seleção natural e lei da herança
dos caracteres adquiridos.
a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.
b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.
c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.
d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.
e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.
a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.
b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.
c)
Os
seres mais aptos
possuem maior chance
de reproduzir-se e deixar descendentes.
d) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.
4 — (UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirma- ção ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:
a) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adqui- ridas são transmitidas aos descendentes.
b) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de caracterís- ticas adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
c) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alte- rações genéticas intrínsecas.
d) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressu- põe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.
e) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressu- põe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.
5 — (Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin:
a)
mutação e seleção natural.
b)
mutação e adaptação.
c)
mutação
e recombinação gênica.
d)
recombinação gênica e seleção natural.
e)
adaptação e seleção natural.
(Fred
Furtado. Ciência Hoje. Rio
de Janeiro)
No texto são mencionados três tipos de organismos que pertencem a três diferentes Reinos. Os organismos dos três Reinos possuem uma característica em comum, ou seja, todos:
a)
São
capazes de produzir
substâncias orgânicas por meio de fotossíntese ou quimiossíntese.
b)
São
constituídos por organismos heterótrofos que se alimentam por ingestão.
c)
São formados por um único
tipo de célula,
a eucariótica.
d)
Têm
capacidade de locomover-se sobre um substrato.
e)
Reproduzem-se exclusivamente por meio
de processos sexuados.
(F ) as lulas, minhocas e tênias possuem celoma, mas as lombrigas são acelomadas
(F ) as minhocas e lulas apresentam metameria, que não é encontrada nas tênias e lombrigas.
(F ) as lulas, minhocas e lombrigas possuem mesoderme, mas as tênias não têm esse folheto embrionário.
(V ) as minhocas e lombrigas apresentam simetria bilateral e as tênias e lulas têm simetria radial.
(F ) as lulas e minhocas possuem sistema digestório completo, mas, nas tênias e lombrigas, ele é incompleto.
3- 3- Explique porque alguns autores não consideram os vírus como sendo seres vivos.Para alguns autores, vírus não são seres vivos porque não possum células (são acelulares), se reproduzem sozinhos (precisam de um hospedeiro para isso e por esse motivo são considerados parasitas intracelulares obrigatórios) e não têm metabolismo próprio. Além de que eles não conseguem produzir proteínas a partir do seu próprio material genético.
4 4 — Associe o reino a algumas de suas características:
1.
Reino
Monera (5 ) eucarióticos, multicelulares e heterotróficos.
2.
Reino
Protoctista (1 ) procarióticos e unicelulares.
3.
Reino Fungi (2 ) eucarióticos, tanto uni quanto
multicelulares; tanto autotróficos quanto
heterotróficos.
4.
Reino Plantae (4 )
eucarióticos, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes.
5.
Reino
Animalia (3 ) eucarióticos, uni
ou multicelulares e heterotróficos.
5 — Escolha a alternativa correta, considerando o nível hierárquico dos taxa:
a)
Reino
— Filo — Ordem — Classe — Família — Espécie — Gênero
b)
Reino — Filo — Classe
— Ordem — Família — Gênero — Espécie
c)
Reino
— Família — Classe — Ordem — Filo — Gênero — Espécie
d)
Filo
— Reino — Classe — Ordem — Família — Gênero — Espécie
e)
Filo
— Reino — Classe — Ordem — Gênero — Família — Espécie
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