quarta-feira, 8 de julho de 2020

1º ANO - 2º VOLUME - BIOLOGIA - GABARITO

Tire dúvidas com seu professor
 

Ana Luiza Calixto

Turmas: 3º EM INT 2, 3º EM REG 4, 3º EM REG 5, 1º EM REG 1, 2º EM REG 6, 3º EM REG 7, 3º EM REG 8

Contato:ana.calixto@educacao.mg.gov.br

Jordana de Magalhaes Gargiulo Moreira

Turmas:  1º EM INT 4, 1º EM INT 5, 1º EM INT 6, 1º EM INT 7, 1º EM INT 8, 3º EM INT 1
Contato:  jordana.moreira@educacao.mg.gov.br


Rita de Cássia Barbosa Lage

Turmas: 9º EF AF 1, 2º EM INT 1, 2º EM INT 2, 2º EM REG 3, 2º EM REG 4, 2º EM INT 5, 2º EM INT 6

Contato:  rita.barbosa.lage@educacao.mg.gov.br

 Telma Guerra

Turmas:  1º EJA EM 1

Contato:  telma.guerra@educacao.mg.gov.br

 

Primeira semana

1    (ENEM 2017) Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inor- gânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fi- toplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento   da forma inorgânica para a orgânica. Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?

a)        Fitoplâncton (OBS: o único grupo de autótrofos que realizam fotossíntese nessa cadeia)

b)        zooplâncton

c)         moluscos

d)        crustáceos

e)        peixes

 2        (ENEM 2015) Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um habitat, comu- nidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade, pois pressupõe-se que toda a ca- deia trófica é contaminada a partir dele.

ANDRÉA, M. M. Bioindicadores  ecotoxicológicos  de agrotóxicos. Disponível em: www.biologico.sp.gov.br.

Acesso em: 11 mar. 2013 (adaptado).

 O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituído por:

a)        Algas (OBS: produtores ou autótrofos que realizam fotossíntese – 1º nível da cadeia alimentar)

b)        peixes.

c)         baleias.

d)        camarões.

e)        anêmonas.

 

3       (UFV-MG) “As formas de vida encontradas a grandes profundidades nos ecossistemas marinhos são necessariamente heterotróficas”. A afirmativa a seguir acima está correta? Justifique sua resposta.

A afirmativa está correta. Precisamos considerar que os seres vivos fotossintetizantes ou autotróficos precisam de luz solar para realizar este processo, e sabemos que quanto maior a profundidade no mar, menos luz solar chega. Por esse motivo não existem seres autotróficos em grandes profundidades. Os heterotróficos conseguem habitar as grandes produndidades porque se alimentam de outros seres vivos, e não precisam necessariamente da luz solar para conseguir alimento e, consequentemente, energia.


 

4    Cerca de 70% da superfície da Terra é coberta por água do mar e abaixo dessa superfície a água atinge uma profundidade média de 3,8 quilômetros. Os ecossistemas marinhos abrigam grande biodiversidade, mas parte dela vem sendo ameaçada pela pesca predatória. Na tentativa de con- trolar o problema, medidas governamentais têm sido adotadas, como a proibição da pesca em período reprodutivo e a restrição do uso de redes de malhas finas.

 Como a proibição da pesca em período reprodutivo e como a restrição a redes de malhas finas minimizariam o problema da pesca predatória, contribuindo para a sustentabilidade da pesca? Explique.

A proibição da pesca, na época reprodutiva, tem por finalidade maior manter as futuras gerações de peixes evitando a extinção de espécies. A proibição do uso de malhas finas tem a finalidade de propiciar que os peixes alcancem a idade adulta e desta forma possam se reproduzir.

 

 5        —  Monte uma cadeia alimentar típica dos oceanos, considerando presença de  quatro níveis tróficos.

              Algas → camarão → peixe pequeno → peixe grande

OBS: Atenção para a direção da seta, ela sempre aponta para onde o alimento está indo. Lembro que na base da cadeia alimentar sempre DEVE ter um produtor (ser fotossintetizante, produtor do alimento). Cada ser vivo na cadeia ocupa um nível trófico (nível alimentar) e por isso essa cadeia deve ter 4 seres vivos diferentes.

  6       —   exemplos de organismo que possam ser considerados:

                      decompositores e explique por quê;

                Bactérias e fungos – porque eles decompôem a matéria de todos os seres vivos.

     consumidores primários e explique por quê;

boi e zebra – porque se alimentam de capim que é um produtor (ser fotossintetizante)

     consumidores terciários e explique por quê;

os grandes predadores, como o leão e o tubarão, que se alimentam de consumidores primários e secundários. São considerados o topo das cadeias alimentares.

     produtores e explique por quê.

 

                   Plantas – são seres autotróficos, fazem fotossíntese e produzem todo o alimento


Segunda semana


1     —    Os ciclos biogeoquímicos representam o movimento de um ou mais elementos na natureza e estão intimamente ligados aos processos geológicos, hidrológicos e biológicos. Entre os ciclos a seguir, marque aquele que envolve a participação de bactérias do gênero Rhizobium e leguminosas.

a)        Ciclo do carbono.

b)       Ciclo do nitrogênio.

c)        Ciclo do enxofre.

d)       Ciclo do fósforo.

e)        Ciclo do cloro.

 

2        Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, garantem que os elementos circulem pela natureza. Entre as afirmações a seguir, marque aquela que melhor explica o papel dos decompositores nesses ciclos.

a)        Os decompositores garantem a fixação dos elementos químicos no solo.

b)       Os decompositores, ao degradar os restos de seres vivos, garantem espaço para que novos nutrientes sejam adicionados ao ambiente.

c)        Os decompositores permitem, ao decompor os restos dos organismos, que substâncias presentes nesses seres possam ser utilizadas novamente.

d)       Os decompositores permitem que o fluxo de energia ocorra em vários sentidos.

 

3       O ciclo do carbono é um importante ciclo biogeoquímico, principalmente porque todas as molé- culas orgânicas possuem o átomo desse elemento em sua composição. Marque a alternativa que indica o principal reservatório de carbono no planeta.

a)        Rios e mares.

b)       Seres vivos.

c)        Vegetais.

d)       Solo.

e)        Atmosfera (OBS: encontra-se na forma de CO2).


4 - (ENEM
2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recur- sos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes reno- váveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca:


a)        aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

b)        redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

c)         aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.

d)        aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

e)        redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.


5     —   (PUC-SP) Analise as equações I, II e III a seguir:

I. 6CO2+ 12H2O ® C6H1206 + 6O2 + 6H2O

II. 2NH3 + 3O2 ® 2HNO2 +2H2O

III. C6H12O6 ® 2C2H5OH + 2CO2

Assinale a alternativa incorreta referente às equações:

a)        I representa, de forma simplificada, um processo realizado por organismos clorofilados.

b)       II é realizada por certos tipos de bactérias e está relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.

c)        II é realizada por animais em geral e não está relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.

d)       III representa, de forma simplificada, um processo anaeróbico realizado por certos tipos de fungos, conhecidos como leveduras.

e)        I, II e III representam, de forma simplificada, processos bioquímicos relacionados com a cicla- gem de matéria nos ecossistemas.

 

                            OBSERVAÇÕES:

 

6CO2+ 12H2O ® C6H1206 + 6O2 + 6H2O (equação do processo do fotossíntese realizado por seres autotróficos ou produtores na cadeia alimentar)

 

               2NH3 + 3O2 ® 2HNO2 +2H2O  (equação do processo de nitrosação ou oxidação da amônia, feito por bactérias específicas dentro do ciclo do nitrogênio na natureza)

 

               C6H12O6 ® 2C2H5OH + 2CO2 (equação do processo de respiração celular anaeróbica ou fermentação alcoólica, realizado por fungos tipos leveduras para produção de álcool etílico)

 

     

Terceira semana

1    Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi  um dos primeiros estudiosos que compreenderam  que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.

 Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamar- ckismo.

a)        Seleção natural e mutação.

b)        Lei do uso e desuso e seleção natural.

c)         Lei do uso e desuso e lei da necessidade.

d)        Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.

e)        Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.

 2        Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:

a)        Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.

b)       Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.

c)        Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.

d)       Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.

e)        Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

 3       —   Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Mar- que a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:

a)        Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.

b)       Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.

c)         Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.

d)        Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.

4         (UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirma- ção ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:

a)        não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adqui- ridas são transmitidas aos descendentes.

b)       não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de caracterís- ticas adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.

c)        não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alte- rações genéticas intrínsecas.

d)       ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressu- põe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.

e)        ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressu- põe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.

 5  —   (Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin:

a)        mutação e seleção natural.

b)        mutação e adaptação.

c)         mutação e recombinação gênica.

d)        recombinação gênica e seleção natural.

e)        adaptação e seleção natural.

Quarta semana
1    (PUC-Campinas) “Os naftoimidazóis, derivados de substâncias encontradas em árvores do gênero Tabebuia (ipês), e o melhor entendimento das complicações da doença de Chagas trazem novas esperanças de combate à enfermidade, que acomete e 3 a 5 milhões de brasileiros. Estudos mostraram que esses compostos são capazes de matar Trypanosoma cruzi em células de camundongo em cultura (in vitro).”

(Fred Furtado. Ciência Hoje. Rio de Janeiro)

No texto são mencionados três tipos de organismos que pertencem a três diferentes Reinos. Os organismos dos três Reinos possuem uma característica em comum, ou seja, todos:

a)        São capazes de produzir substâncias orgânicas por meio de fotossíntese ou quimiossíntese.

b)        São constituídos por organismos heterótrofos que se alimentam por ingestão.

c)         São formados por um único tipo de célula, a eucariótica.

d)        Têm capacidade de locomover-se sobre um substrato.

e)        Reproduzem-se exclusivamente por meio de processos sexuados.

 2(FUVEST — adaptada) As lulas, lombrigas, minhocas e tênias eram reunidas antigamente em um mesmo grupo denominado Vermes, o que não ocorre nas classificações atuais. Sobre as características morfológicas e de desenvolvimento desses animais, marque V ou F:

(F ) as lulas, minhocas e tênias possuem celoma, mas as lombrigas são acelomadas

(F ) as minhocas e lulas apresentam metameria, que não é encontrada nas tênias e lombrigas.

(F ) as lulas, minhocas e lombrigas possuem mesoderme, mas as tênias não têm esse folheto embrionário.

(V ) as minhocas e lombrigas apresentam simetria bilateral e as tênias e lulas têm simetria radial.

(F ) as lulas e minhocas possuem sistema digestório completo, mas, nas tênias e lombrigas, ele é incompleto.

3- 3- Explique porque alguns autores não consideram os vírus como sendo seres vivos.Para alguns autores, vírus não são seres vivos porque não possum células (são acelulares), se reproduzem sozinhos (precisam de um hospedeiro para isso e por esse motivo são considerados parasitas intracelulares obrigatórios) e não têm metabolismo próprio. Além de que eles não conseguem produzir proteínas a partir do seu próprio material genético.

4    4 —   Associe o reino a algumas de suas características:

1.     Reino Monera                           (5 ) eucarióticos, multicelulares e heterotróficos.

2.      Reino Protoctista                     (1 ) procarióticos e unicelulares.

3.      Reino Fungi                             (2 ) eucarióticos, tanto uni quanto multicelulares; tanto autotróficos quanto heterotróficos.

4.      Reino Plantae                (4 ) eucarióticos, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes.

5.      Reino Animalia                 (3 ) eucarióticos, uni ou multicelulares e heterotróficos.

 

5      —   Escolha a alternativa correta, considerando o nível hierárquico dos taxa:

a)        Reino Filo Ordem Classe Família Espécie Gênero

b)        Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécie

c)         Reino Família Classe Ordem Filo Gênero Espécie

d)        Filo Reino Classe Ordem Família Gênero Espécie

e)        Filo Reino Classe Ordem Gênero Família Espécie




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