Tire dúvidas com seus professores
Marcelino De Macedo Andrade
Turmas: 1º5P, 1º6P, 1º7P, 1º8P, 2º3R,
1º6N, 2ºF7N,3º8N,3º9N, 1ºEJAEM
Contato: marcelino.andrade@educacao.mg.gov.br
Youtuber: Canal
do Professor Marcelino
Renato Kerley Lage Torres
Turmas: 2º4R, 2º1P, 3º4R,
3º5R,3º6R,3º1P,3º2AD
Contato: renato.torres@educacao.mg.gov.br
Marta Costa
Turmas: 1º4P, 2º2AD, 2º5INF, 2º6RH
Atividades corrigidas e sugestão de vídeo: Prof. Marta
01 – Transformando
a temperatura de 25 °C para a escala Fahrenheit e, em seguida, convertendo-a
para escala Kelvin, quais as
temperaturas registradas nas respectivas escalas?
A)
25 °C; 50 °F e 150 K.
B)
25 °C; 88 °F e 136 K.
C)
25 °C; 77 °F e 298 K.
D)
25 °C; 36 °F e 194 K.
E)
25 °C; 32 °F e 273 K.
02 – Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a
língua de um paciente, por exemplo,
ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Esse intervalo de
tempo é necessário:
A)
Para que o termômetro entre em equilíbrio
térmico com o corpo do paciente.
B)
Para que o mercúrio, que é muito pesado, possa
subir pelo tubo capilar.
C)
Para que o mercúrio passe pelo estrangulamento
do tubo capilar.
D)
Devido à diferença entre os valores do calor
específico do mercúrio e do corpo humano.
E)
Porque o coeficiente de dilatação do vidro é
diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio.
Observe o gráfico e assinale a alternativa com a
temperatura que pode ser marcada pelo mesmo número nas duas escalas.
a) 30
b) 10
c) -20
d) -40
04 – Um termômetro culinário, na cozinha de uma residência na Inglaterra,
marca a temperatura de 158 °F. Essa
temperatura, na escala Celsius, corresponde a:
A)
- 5 °C
B)
273 °C
C)
70 °C
D)
150 °C
E)
39 °C
05 – Considerado o foi visto nas Orientações Pedagógicas, assinale a frase
mais correta conceitualmente.
Semanas 3 e 4
01 – Uma bobina contendo 2000 m de
fio de cobre medido num dia em que a temperatura era de 35 °C. Se o fio for medido de novo em um dia
em que a temperatura seja 10 °C esta nova medida indicará (dado o coeficiente
de dilatação linear do cobre α = 1,6 x 10-5 °C-1 :
A) 0,8 m a menos.
B) 0,8 m a mais.
C) 2000 m.
D) 20 m a menos.
E) 20 mm a mais.
02 – (UDESC/2012) Em um dia típico
de verão utiliza-se uma régua metálica para medir o comprimento de um lápis. Após medir esse
comprimento, coloca-se a régua metálica no congelador a uma temperatura de -10
°C e esperam-se cerca de 15 min para, novamente, medir o comprimento do mesmo
lápis. O comprimento medido nesta situação, com relação ao medido
anteriormente, será:
A) maior, porque a régua sofreu uma
contração.
B) menor, porque a régua sofreu uma dilatação.
C) maior, porque a régua se expandiu.
D) menor, porque a régua se contraiu.
E) o mesmo, porque o comprimento do lápis não se
alterou.
03 – Uma barra de ferro, coeficiente de dilatação
linear 12 x 10 -6 °C-1 , possui um comprimento de
15 m a
20 °C, se a barra é aquecida até 150 °C,
determine:
A) A dilatação sofrida pela barra.
ΔL = α⋅L0⋅ΔT
ΔL = 15. 12 x 10-6 . (150-30)
ΔL = 15. 12 x 10-6 . 130
ΔL = 23400 x 10-6
ΔL = 2, 3400 x 10-2
ΔL = 0,0234 m
B) comprimento final da barra. 15,0234m
L = L0 + ΔL
L = 15 + 0,0234
L = 15,0234
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