segunda-feira, 23 de novembro de 2020

1ºAno -Biologia - vol.VI - Gabarito PET

 Tire dúvidas com seu professor

Ana Luiza Calixto
Turmas: 3º EM INT 2, 3º EM REG 4, 3º EM REG 5, 1º EM REG 1, 2º EM REG 6, 3º EM REG 7, 3º EM REG 8
Contato:
ana.calixto@educacao.mg.gov.br

Jordana de Magalhaes Gargiulo Moreira
Turmas:  1º EM INT 4, 1º EM INT 5, 1º EM INT 6, 1º EM INT 7, 1º EM INT 8, 3º EM INT 1
Contato:  
jordana.moreira@educacao.mg.gov.br
Rita de Cássia Barbosa Lage
Turmas: 9º EF AF 1, 2º EM INT 1, 2º EM INT 2, 2º EM REG 3, 2º EM REG 4, 2º EM INT 5, 2º EM INT 6
Contato:  
rita.barbosa.lage@educacao.mg.gov.br
 Telma Guerra
Turmas:  1º EJA EM 1
Contato:  
telma.guerra@educacao.mg.gov.br

Atividades resolvidas pela professora Jordana

Primeira semana

01 - (Unicamp-SP) Comente a frase: “Cromossomos e cromatina são dois estágios morfológicos dos mesmos componentes celulares de eucariontes”.




Cromatina é o DNA na forma descondensada, quando a célula não está em processo de divisão celular (Mitose e Meiose). Cromossomo é uam parte do DNA em forma condensada, enovelado, quando a célula está participando de algum dos processos de multiplicação celular.

 













03 - Você é um cientista e está trabalhando em uma pesquisa onde deseja investigar células cancerígenas presentes no útero de uma paciente de uma clínica oncológica. Seu assistente de laboratório, ao fazer a coleta do material a ser analisado, esqueceu de identificar as amostras após a coleta. Ao chegar no laboratório, você percebe que existem duas amostras coletadas, mas sem identificação. Ao ser questionado, o assistente informa que esqueceu de identificar as amostras, porém, afirma que realizou a coleta de uma pessoa do sexo masculino e de outra pessoa do sexo feminino.

 

Ao saber desta informação você realizou uma cariotipagem, para identificar o sexo dos pacientes, para então poder analisar a amostra correta. O resultado da cariotipagem está representado nas imagens abaixo, identificadas como Paciente I e Paciente II.


De acordo com seus conhecimentos sobre o assunto identifique qual dos dois pacientes é do sexo feminino. Justifique sua resposta. O paciente do sexo feminino é o PACIENTE 1, porque apresenta dois cromossomos X no par de cromossomos sexuais (último par). O cariótipo dela pode ser representado por 44A + XX (44 cromossomos autossômicos e dois cromossomos sexuais do tipo X).

 

04 - (UNESP-2013) Leia a placa informativa presente em uma churrascaria.


Porcos e javalis são subespécies de uma mesma espécie, Sus scrofa. A referência ao número de cromossomos justifica-se pelo fato de que são considerados javalis puros apenas os indivíduos com 36 cromossomos. Os porcos domésticos possuem 38 cromossomos e podem cruzar com javalis.

 

Desse modo, é correto afirmar que:

A)    os animais com 37 cromossomos serão filhos de um leitão ou de uma leitoa, mas não de um casal de javalis.

 B)    um híbrido de porco e javali, conhecido como javaporco, terá 74 cromossomos, tendo herdado o material genético de ambas as subespécies.

 C)    do cruzamento de uma leitoa com um javali devem resultar híbridos fêmeas com 38 cromossomos e híbridos machos com 36 cromossomos.

 D)    os animais não puros terão o mesmo número de cromossomos do porco doméstico, mas não o número cromossômico do javali.

 E)    os animais puros, aos quais o restaurante se refere, são filhos de casais em que pelo menos um dos animais paternos tem 36 cromossomos.

Segunda semana

01- (UEL) A figura abaixo representa cromossomos em uma célula somática que está sofrendo divisão celular.

Com base nessa informação, assinale a alternativa que contém o número correto de moléculas de DNA, cromátides e cromossomos presentes nesta célula.

 

DNA    Cromátides       Cromossomos

 

A)

4

8

4

B)

4

4

8

C)

8

8

8

D)

4

4

4

E)

8

8

4

 

02- (CEFET-MG) O DNA apresenta diferentes níveis de condensação, conforme representado na figura.



No momento em que o DNA de uma célula somática humana for visualizado no nível “F” de condensação, está ocorrendo o processo de:

 A)    síntese de proteínas.

 B)    multiplicação celular.

 C)    permutação cromossômica.

 D)    produção de ácido ribonucleico.

 E)    crossing-over.

03 - (UFRJ) O gráfico a seguir mostra as alterações no conteúdo de ADN durante o ciclo de vida da maioria das células:

Considerando que no tecido nervoso dos adultos não há reprodução celular, construa o gráfico que representa a quantidade de ADN no ciclo celular dessas células. Justifique sua resposta.

Não havendo reprodução celular nos neurônios, não ocorre a duplicação do ADN (DNA). Assim, não haverá a fase S da duplicação de ADN e não haverá fases G2 e M, consequentemente. O gráfico que for construído deverá ter somente o momento G1 que será uma linha reta e paralela à linha do tempo.

 

04 - Observe o gráfico a seguir, que representa a variação da quantidade de DNA no núcleo de uma célula em função do tempo durante a interfase.

 


A)    Que fases do ciclo celular estão indicadas em A, B e C?

A: G1 / B: S / C: G2

 

B)    Que processos celulares acontecem em A e B?

Em A (G1), a célula está aparentemente em repouso, armazenando energia e se organizando para a duplicação que ocorre na fase B (S).


Terceira semana

01 - Complete o quadro abaixo, colocando, na coluna da direita, as fases do ciclo celular em que ocorrem os fenômenos indicados na coluna da esquerda.


02 - (UNI FACEF-2017) A figura mostra uma célula numa fase da mitose.

A fase mitótica retratada na figura é denominada:

 A)    metáfase

 B)    prófase

 C)    interfase

 D)    telófase

 E)    anáfase

Quarta semana






























03 - Num organismo que apresenta o número haploide de cromossomos igual a 7 (n = 7), quantas cromátides aparecem nas células que se encontram na metáfase I e na metáfase II da meiose? Por quê?


         Na Metáfase I serão 28 cromátides e na Metáfase II serão 14 cromátides.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGIME DE ESTUDO NÃO PRESENCIAL

INFORMAÇÕES GERAIS Estudantes, pais e responsáveis, Estamos vivendo um momento do Ensino a Distância, que exige mais autonomia e dedicação. ...