quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

2ºAno -Biologia - vol.VI - Gabarito PET

 

Tire dúvidas com seu professor

Ana Luiza Calixto
Turmas: 3º EM INT 2, 3º EM REG 4, 3º EM REG 5, 1º EM REG 1, 2º EM REG 6, 3º EM REG 7, 3º EM REG 8
Contato:
ana.calixto@educacao.mg.gov.br

Jordana de Magalhaes Gargiulo Moreira
Turmas:  1º EM INT 4, 1º EM INT 5, 1º EM INT 6, 1º EM INT 7, 1º EM INT 8, 3º EM INT 1
Contato:  
jordana.moreira@educacao.mg.gov.br
Rita de Cássia Barbosa Lage
Turmas: 9º EF AF 1, 2º EM INT 1, 2º EM INT 2, 2º EM REG 3, 2º EM REG 4, 2º EM INT 5, 2º EM INT 6
Contato:  
rita.barbosa.lage@educacao.mg.gov.br
 Telma Guerra
Turmas:  1º EJA EM 1
Contato:  telma.guerra@educacao.mg.gov.br

Correções realizadas pela professora: Rita de Cássia Barbosa Lage

01 – Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. A fisiologia vegetal compreende as diferentes funções exercidas pelos tecidos e órgãos das plantas. Em relação à Fisiologia, é correto afirmar que:

(01) A absorção de água e sais minerais do solo se efetua por meio de pelos absorventes da raiz.

(02) Os estômatos, através do seu mecanismo de abertura e fechamento, têm papel importante no transporte da seiva bruta.

(04) Gás carbônico, água, energia luminosa e clorofila são imprescindíveis para que haja fotossíntese.

(08) As auxinas, que são fitormônios, têm papel importante no mecanismo de crescimento dos vegetais.

(16) O gás etileno tem papel importante no processo de amadurecimento dos frutos.

(32) A germinação das sementes depende de vários fatores externos como umidade, temperatura e oxigênio.

Soma ( 61    )

 

02- (UNESP) Considere uma plântula sendo iluminada lateralmente como indica a figura adiante, desde a ápice da folha até a extremidade da raiz.

Responda:

A)      Para que lado se inclinarão o caule e a raiz, durante o crescimento dessa plândula?

R: O caule se inclina para a esquerda (sentido da luz) e a raiz se inclina para a direita (contrário da luz)

B)      Por que? R: Isso se deve à influência da concentração das oxinas, as células do caule crescem mais onde essa toxina se concentram e o oposto ocorre na raiz, hoje é o tropismo e o fototropismo são explicados assim.

 

03- (PUCCAMP) Impedindo-se a polinização das flores de um pé de melancia e aplicando-se sobre os  estimas do gineceu pasta de lanolina contendo auxina e giberelina, espera-se obter, nessa planta, frutos:

A)      Maiores, com sementes normais

B)      Maiores, com sementes atrofiadas

C)      De tamanho normal, porém sem sementes

D)     De tamanho normal, com sementes triploides

E)      Pequenos, com sementes estéreis

 

04- (UFRJ) O etileno é um hormônio vegetal gasoso e incolor , produzido nas folhas, nos tecidos em fase de envelhecimento e nos frutos, onde determina o seu amadurecimento e sua queda. Que relação pode ser feita entre a ação do etileno e o hábito, bastante comum, de se embrulhar em jornal os frutos verdes, retirados precocemente, para que amadureçam mais rapidamente? R: O jornal absorve umidade prevenindo o apodrecimento, enquanto o gás etileno acumulado no pacote infiltra as células da planta promovendo seu amadurecimento.

05- (PUCRS) Os tropismo observados em plantas superiores são crescimentos induzidos por hormônios vegetais e direcionados por influências do ambiente. A curvatura do caule em direção à luz e da raiz em direção ao solo são exemplos típicos de fototropismo e geotropismo positivos respectivamente. Tais movimentos ocorrem em decorrência da concentração diferencial de fitormônios como a ______________ nas diferentes estruturas da planta. Altas taxas deste fitormônio, por exemplo, __________  o crescimento celular, o qual ___________a curvatura do caule em direção à luz.

Completam o texto acima, respectivamente, os termos constantes na alternativa :

A)      Citocina – promovem – induz

B)      Auxina – induzem – provoca

C)      Giberelina – inibem – impede

D)     Auxina – bloqueiam – inibe

E)      Citocina – impedem – bloqueia

06- ( UNICAMP) Um lote  de plântulas de feijão foi mantido em água destilada (lote A) e um outro em solução contendo giberelina (lote B). Após 10 dias , os dois lotes apresentavam a mesma massa seca, mas as plântulas do lote B tinham comprimento duas vezes maior do que as do lote A.  A partir dessas informações, responda:

A)      Qual o efeito da giberelina?

R: As giberelinas atuam no alongamento do caule e no crescimento de raízes, além de estimular a germinação de sementes.

 

B)      Você esperaria diferença entre os dois lotes quanto à massa fresca? Por que?

R: Como as plantas frescas do lote B possuem água no interior da célula além de outros componentes, e estão duas vezes maior, espera-se que a massa também seja maior.

 

07- (UNAERP) Frutas bem maduras e podres liberam um gás conhecido por:

A)      Àcido Abscísico

B)      Etileno

C)      Ácido indolil-acético

D)     Auxinas

E)      Ácido giberélico

 

08- (Cesgranrio) Ao preparar uma cerca-viva, o jardineiro tem cuidado de fazer podas periódicas, assim que as pontas dos galhos atingem determinada altura. Ao fim de algum tempo, resulta uma cerca densa através do surgimento de novos galhos.  Verifique as afirmativas a seguir para explicar, cientificamente, o procedimento do jardineiro.

I)                    As podas periódicas possibilitam um suprimento extra de nutrientes que estimula a produção de novos galhos.

II)                  Nas pontas dos galhos, são fabricadas auxinas que, em alta concentrações, inibem o surgimento de novos galhos.

III)                A prática das podas periódicas serve para manter as partes inferiores da planta igualmente iluminadas, produzindo mais nutrientes.

 

 

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativas:

A)      I

B)      II

C)      III

D)     I e II

E)      I e III

 

09- (Ufu) Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I)                    O AIA (ácido indolilacético) nem sempre estimula o crescimento vegetal, podendo também inibi-lo, dependendo de sua concentração e do órgão onde atua.

II)                  Citocinina é um nome geralmente dado a certas substâncias naturais ou sintéticas que nos vegetais estimulam divisões celulares.

III)                Os efeitos mais marcantes da ação do etileno nos vegetais referem-se à quebra de dormência de sementes e à formação de frutos partenocárpicos.

A)      I e III estão corretas

B)      Apenas I está correta

C)      II e III estão corretas

D)     I e II estão corretas

10- Os hormônios vegetais controlam o crescimento das plantas, além de promover a divisão o alongamento, a diferenciação das células e o amadurecimento dos frutos.

Assinale a alternativa que relaciona o hormônio à sua respectiva função.

A)      Ácido abscísico: estimula a divisão celular e o desenvolvimento de gemas laterais.

B)      Auxina: estimula o crescimento das folhas, a floração das plantas em geral.

C)      Etileno: está ligado à queda de folhas (abscisão) e ao amadurecimento dos frutos.

D)     Giberelina: responsável pela dormência das gemas, impedindo-as de germinar no outono.

E)      Citocinina: promove a dormência apical, difundindo-se até a raiz.

11- Na tira abaixo, é mostrado um fenômeno que ocorre de forma acentuada em regiões de clima temperado.

No outono, constata-se uma diminuição de (1) nas folhas de determinadas plantas, causando a produção de uma substância gasosa denominada (2), o que leva ao fenômeno mostrado.

No trecho, as lacunas 1 e 2 devem ser preenchidas correta e respectivamente por:

A)      Giberelina e auxina

B)      Etileno e giberelina

C)      Etileno e giberelina

D)     Auxina e giberelina

E)      Auxina e etileno   


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