Tire suas dúvidas
com seu professor:
Aparecida (Cidinha)
Turmas: 2º3R, 3º4R, 3º5R, 3º6R,1º6N, 2º7N, 3º8N, 3º9N,1ºEJA EM
Contato: aparecida.rosario@educacao.mg.gov.br
Jackson De Andrade Teixeira
Turmas: 2º4R, 2º1P, 2º2AD, 2º5INF, 2º5RH, 3º1P
Contato: jackson.teixeira@educacao.mg.gov.br
Simone Andrade Felix
Santos
Turmas: 1º4P, 1º5P, 1º5P, 1º7P, 1º8P, 3º2AD
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Primeira semana
Questão
1 - Dos elementos: cloro, fósforo e mercúrio, qual é o que apresenta caráter
metálico mais pronunciado? Por quê?
O mercúrio (Hg), mesmo sendo
líquido ele tem um elevado brilho, sendo um ótimo condutor de calor e tendo uma
ótima condução de eletricidade, características compatíveis e compartilhadas
com todos os metais e que estão ausentes nos outros elementos citados nesse
mesmo enunciado.
Questão
2 - Retorne ao texto inicial e responda aos questionamentos seguintes:
a)
O
que é uma amálgama?
Amálgama é uma liga metálica formada pela reação do mercúrio com
outro metal.
b)
A
amálgama de potássio pode ser explicada com base na teoria da ligação metálica?
Justifique a sua resposta.
Sim, a amálgama de potássio é uma liga metálica composta de potássio
e mercúrio. Sendo uma liga metálica, os átomos estão unidos por ligações
metálicas, conforme o modelo "mar de elétrons" .
c)
Cite
uma aplicação da amálgama na sociedade.
O que caracteriza a amálgama é o fato de o resultado da fusão de
dois ou mais grupos ser sempre diferente dos seus elementos anteriores e
produzir sempre algo de novo, podendo-se traduzir pela equação A + B + C = W.
Amálgama não é o mesmo que assimilação (A + B + C = A). Na assimilação, uma das
culturas acaba por absorver as restantes, tornando-as semelhantes a si mesma e
dominando-as em termos culturais e biológicos.
Questão
3- Segurando com as mãos um objeto de cobre, e outro de madeira no interior de
um recipiente com água fervendo, observa-se que o cobre aquece mais
rapidamente. Explique essa diferença com base na teoria da ligação estudada.
Acontece que
os metais são ótimos condutores de calor, enquanto que a madeira é péssima
condutora, sendo inclusive usada como isolante. Por exemplo, uma colher de
madeira não esquenta quando colocada numa panela quente, mas uma de alumínio
sim.
Questão
4- (UFC-CE) Nenhuma teoria convencional de ligação química é capaz de
justificar as propriedades dos compostos metálicos. Investigações indicam que
os sólidos metálicos são compostos de um arranjo regular de íons positivos, no
qual os elétrons das ligações estão apenas parcialmente localizados. Isso
significa dizer que se tem um arranjo de íons metálicos distribuídos em um “mar”
de elétrons móveis. Com base nessas informações, é correto afirmar que os
metais, geralmente:
a)
têm elevada condutividade elétrica e baixa condutividade térmica.
b)
são solúveis em solventes apolares e possuem baixas condutividades térmica e
elétrica.
c)
são insolúveis em água e possuem baixa condutividade elétrica.
d)
conduzem com facilidade a corrente elétrica e são solúveis em água.
e) possuem
elevadas condutividades elétrica e térmica.
Questão
5-(UFC-CE) O gálio, que é utilizado na composição dos chips dos computadores,
apresenta-se como um elemento químico de notáveis propriedades. Dentre estas,
destaca-se a de se fundir a 30 °C e somente experimentar ebulição a 2.403 °C, à
pressão atmosférica. Com relação a esse elemento, é correto afirmar que:
a)
sua configuração eletrônica, no estado fundamental, é [Ne]3d10 4s24p1, tendendo
a formar ânions.
b)
apresenta, no estado fundamental, três elétrons desemparelhados, encontrando-se
sempre no estado líquido, independente da temperatura.
c)
seu íon mais estável é representado por Ga3+, resultando na mesma configuração
eletrônica do elemento neônio.
d)
apresenta-se no estado sólido, em temperaturas acima de 30 °C e, no estado
líquido, em temperaturas abaixo de 2.403 °C.
e)
experimenta processo de fusão ao ser mantido por um longo período de tempo em
contato com a mão de um ser humano normal.
Segunda semana
Questão
1 - Mostre os íons formados entre os elementos Cs, Ba, Cl e S e escreva as
possíveis ligações iônicas entre esses íons.
Os íons formados com os
elementos apresentados são: Cs⁺,
Ba²⁺, Cl⁻ e S²⁻.
As possíveis ligações
iônicas entre esses íons são: CsCl, Cs₂S,
BaCl₂ e BaS.
Para identificar quais
os íons que serão formados, precisamos observar a localização destes elementos
na Tabela Periódica:
- Césio (Cs):
família 1A, dos metais alcalinos. Os átomos perdem 1
elétron para adquirir estabilidade (8 elétrons na última camada) e,
portanto, viram um cátion com uma carga positiva: Cs⁺
- Bário (Ba):
família 2A, dos metais alcalino-terrosos. Os átomos perdem
2 elétrons para adquirir estabilidade (8 elétrons na última camada) e,
portanto, viram um cátion com duas cargas positivas: Ba²⁺
- Cloro (Cl):
família 7A, dos halogênios. Os átomos ganham 1 elétron
para adquirir estabilidade (8 elétrons na última camada) e, portanto,
viram um ânion com uma carga negativa: Cl⁻
- Enxofre (S):
família 6A, dos calcogênios. Os átomos ganham 2 elétrons para
adquirir estabilidade (8 elétrons na última camada) e, portanto, viram um ânion
com duas cargas negativas: S²⁻
Para identificar as possíveis
ligações iônicas que serão formadas entre esses íons, precisamos unir um
cátion e um ânion, nesta ordem, invertendo as suas valências:
- césio (cátion) e cloro (ânion): Cs⁺Cl⁻ =
CsCl
- césio (cátion) e enxofre (ânion): Cs⁺S²⁻ =
Cs₂S
- bário (cátion) e cloro (ânion): Ba²⁺Cl⁻ = BaCl₂
- bário (cátion) e enxofre (ânion): Ba²⁺S²⁻ =
BaS
Questão
2- (UFRGS-RS) Ao se compararem os íons K+ e Br - com os respectivos átomos
neutros de que se originaram, pode-se verificar que:
a) houve
manutenção da carga nuclear de ambos os íons.
b)
o número de elétrons permanece inalterado.
c)
o número de prótons sofreu alteração em sua quantidade.
d)
ambos os íons são provenientes de átomos que perderam elétrons.
e)
o cátion originou-se do átomo.
Questão
3- (Mackenzie-SP) Para que os átomos de enxofre e potássio adquiram
configuração eletrônica igual à dos gases nobres, é necessário que: (Dados:
número atômico S=16; K= 19.)
a)
o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.
b)
o enxofre ceda 6 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.
c) o enxofre
ceda 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron. (Os gases
nobres possuem 8 elétrons na camada de valência, então o enxofre precisa
receber 2 elétrons e o potássio perder 1)
d)
o enxofre receba 6 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.
e)
o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.
Questão
4- Preveja as fórmulas dos compostos formados entre os íons:
a)
Mg2+ e O2-
MgO
b)
Li+ e O2-
Li2O
c)
Ag+ e Br-
AgBr
d)
Al3+ O2-
Al2O3
Questão 5- O átomo de alumínio tem configuração eletrônica K=2 L= 8 M= 3; o de oxigênio, K=2 L=6.
Quais
são as configurações dos íons formados? Qual é a fórmula do composto
resultante?
Al³⁺ e O²⁻ e o composto resultante é o Al₂O₃ (óxido de
alumínio)
O alumínio
precisa "perder"/doar três elétrons para atingir o estado de menor
energia, enquanto o oxigênio precisa receber 2 elétrons para atingir a
estabilidade com 8 elétrons na camada de valência. Sendo assim, os íons se
ligam em proporções de números inteiros até que todos os átomos tenham doado e
recebido a quantidade correta de cargas negativas
Terceira semana
Questão 1- O gás nitrogênio (N2) é o principal constituinte do ar atmosférico. Neste, há aproximadamente 80% de N2 e 20% de gás oxigênio (O2). Analisando as moléculas de O2 e N2, indique quantos pares de elétrons estão envolvidos neles.
O gás nitrogênio e o gás oxigênio possuem 3 e 2 pares eletrônicos,
respectivamente.
Um par
eletrônico refere-se a dois
elétrons que ocupam o mesmo orbital mas tem spins opostos.
Os pares eletrônicos são representados pela denominada fórmula eletrônica de Lewis.
Os elétrons da
camada de valência são identificados graficamente como
"bolinhas" ao redor dos símbolos dos elementos químicos, por meio da
distribuição eletrônica.
Assim, o compartilhamento dos pares eletrônicos formam uma ligação
covalente, representado por um traço.
Na molécula de água (H2O)
ocorrem duas ligações covalentes entre o átomo de oxigênio e os dois átomos de
hidrogênio.
A cada ligação
covalente é compartilhado um par de elétrons.
Assim, na água (H2O) são compartilhados dois pares de elétrons.
Já no íon hidrônio (H3O+),
ao adicionar o próton H+ é formada mais uma ligação covalente, porém neste
caso, o par de elétrons compartilhado é proveniente apenas do átomo de
oxigênio, que já está estável. Por isso, esta ligação de compartilhamento de
elétrons é conhecida por ligação covalente dativa.
Letra E
Portanto, no íon hidrônio (H3O+)
existem três ligações covalentes (duas normais e uma dativa), que representam três pares de elétrons compartilhados
e pertencentes tanto ao hidrogênio
quanto ao oxigênio.
Quarta semana
a) A interação que ocorre entre as moléculas de água são as pontes de hidrogênio. Lembre-se que essa ligação ocorre com o hidrogênio interagindo com o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio.
b) O CCl₄ (tetracloreto de carbono) é uma molécula apolar que apresenta geometria tetraédrica e ligações covalentes. O inseto não poderia caminhar sobre essa substância.
Questão 2 – (Ceeteps-SP) Um iceberg é composto por moléculas de água que se mantêm fortemente
unidas por meio de interações do tipo:
a) dipolo induzido-dipolo permanente.
b) dipolo instantâneo-dipolo induzido.
c) ligações covalentes dativas.
d) ligações covalentes.
e) ligações de hidrogênio.
Ligações de hidrogênio, pois a água H20 faz ligação de hidrogênio pois o oxigênio um elemento muito eletronegativo está ligado a outro pouco eletronegativo que é o hidrogênio.
Questão 3 - (FEI-SP) Qual o tipo
de interação que se manifesta entre moléculas de:
a) HI(l) : forças de dipolo permanente
b) NH3(l): ligações de hidrogênio
c) CH4(l): forças de dipolo induzido
Em I são rompidas as pontes de hidrogênio existentes na água líquida, permitindo sua passagem para o estado gasoso.
Em II são rompidas as ligações covalentes entre o hidrogênio e o oxigênio, quebrando as moléculas de água e dando origem ao hidrogênio e ao oxigênio
Questão 5 - (Unicamp-SP) Considere três substâncias: metano, CH4, amônia, NH3 e água, H2O e três
temperaturas de ebulição: 373 K, 112 K e 240 K. Levando-se em conta a estrutura e a polaridade das
moléculas dessas substâncias, pede-se:
a) Correlacionar as temperaturas de ebulição às substâncias.
CH4=112K
NH3= 240K
H2O= 373K
b) Justificar a correlação que você estabeleceu.
CH4 é um hidrocarboneto,ou seja, necessita de menor temperatura para entrar em ebulição.
O
NH3 e a água realizam ligações intermoleculares fortes (ligação de
hidrogênio), porém a molécula do NH3 possui ligações menos
eletronegativas NH3 realize menor número e intensidade de ligações DI-DI. Portanto as moléculas de água estão mais fortemente unidas, justificando a sua maior temperatura de ebulição.
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