segunda-feira, 19 de outubro de 2020

2ºAno - Física- Vol V. Gabarito PET

 

Tire dúvidas com seus professores

Marcelino De Macedo Andrade

Turmas: 1º5P, 1º6P, 1º7P, 1º8P, 2º3R, 1º6N, 2ºF7N,3º8N,3º9N, 1ºEJAEM

Contato: marcelino.andrade@educacao.mg.gov.br

Youtuber: Canal do Professor Marcelino

Renato Kerley Lage Torres

Turmas: 2º4R, 2º1P, 3º4R, 3º5R,3º6R,3º1P,3º2AD

Contato: renato.torres@educacao.mg.gov.br

Marta Costa

Turmas: 1º4P, 2º2AD, 2º5INF, 2º6RH


Atividades resolvidas pela professora Marta.



Atividades semanas 1 e 2



 

1 - (UFSCar-SP) Um  homem  adulto conversa com  outro, de  modo  amistoso  e sem  elevar  o  nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças

a) é o timbre, apenas.

b) é a altura, apenas.

c) são a intensidade e o timbre, apenas.

d) são a altura e a intensidade, apenas.

e) são a altura, a intensidade e o timbre.

 

2 - Sejam as seguintes afirmativas sobre as ondas sonoras, marque V para Verdadeiro e F para falso.

a) (V) O som é uma onda mecânica progressiva longitudinal cuja frequência está compreendida, aproximadamente, entre 20 Hz e 20 kHz.

b) (V) O ouvido humano é capaz de distinguir dois sons, de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as formas das ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Os dois sons têm timbres diferentes.

c) (V) A altura de um som é caracterizada pela frequência da onda sonora. Um som de pequena frequência é grave (baixo) e um som de grande frequência é agudo (alto).

d) (V) Uma onda sonora com comprimento de onda de 10 mm é classificada como ultrassom.

e) (F) A intensidade do som é tanto maior quanto menor for a amplitude da onda sonora.

 

3 - Um homem assiste a um musical dentro de um teatro que possui ótimo isolamento acústico. Ao ouvir o som de um piano, violão e violino tocando a mesma nota musical, o homem teve condição de distinguir cada um dos instrumentos. Qual é a qualidade das ondas sonoras que permitiu tal distinção?

a) Volume

b) Nível de intensidade sonora

c) Altura

d) Amplitude

e) Timbre

 

4 - Uma fonte de ondas sonoras está imersa em água, emitindo ondas a uma frequência de 740 Hz. Sabendo que o comprimento de onda das ondas produzidas pela fonte é de 200 cm, determine a velocidade de propagação das ondas sonoras na água.

 

V = λ/T

Sabemos que  o período é o inverso da frequência -

T = 1/f        f = 1/T

V = λ·1/T

V = λ·f

Como 200 cm equivale a  2 metros,

V = 2·740

V = 1480 m/s

 

 Atividades semanas 3 e 4



 1 - Assinale a alternativa que define de forma correta o que é temperatura:

a) É a energia que se transmite de um corpo a outro em virtude de uma diferença de temperatura.

b) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõem um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, menor será sua temperatura.

c) Energia térmica em trânsito.

d) É uma forma de calor.

e) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõem um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, maior será sua temperatura.

 

2 - Assinale a alternativa que define corretamente calor.

a) Trata-se de um sinônimo de temperatura em um sistema.

b) É uma forma de energia contida nos sistemas.

c) É uma energia em trânsito, de  um sistema a outro, devido à diferença de temperatura entre eles.

d) É uma forma de energia superabundante nos corpos quentes.

e) É uma forma de energia em trânsito, do corpo mais frio para o mais quente.

 

3 - (FUVEST - SP): Têm-se dois copos, com a mesma quantidade de água, um aluminizado A e outro negro N, que ficam expostos ao sol durante uma hora. Sendo inicialmente as temperaturas iguais, é mais provável que ocorra o seguinte:

a) Ao fim de uma hora não se pode dizer qual temperatura é maior.

b) As temperaturas são sempre iguais em qualquer instante.

c) Após uma hora a temperatura de N é maior que a de A.

d) De início a temperatura de A  decresce (devido à reflexão) e a de N aumenta.

e) As temperaturas de N e de A  decrescem (devido à evaporação) e depois crescem.

 

4 - O calor é energia térmica que flui entre os corpos. O fluxo de calor entre dois corpos em contato se deve inicialmente  a:

a) as temperaturas dos corpos serem iguais

b) as temperaturas dos corpos serem diferentes

c) os corpos estarem muito quentes

d) os corpos estarem muito frios

e) n.d.a

 

5 - (ENEM 2010) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e  temperatura?

a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.

b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.

c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela

d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua tem- peratura.

e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

 

6 - (UFV-MG) Quando dois corpos de materiais diferentes estão em equilíbrio térmico, isolados do meio ambiente, pode-se afirmar que:

a) o mais quente é o que possui menor massa.

b) apesar do contato, suas temperaturas não variam.

c) o mais quente fornece calor ao mais frio.

d) o mais frio fornece calor ao mais quente.

e) suas temperaturas dependem de suas densidades.

 

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