Tire dúvidas com seus professores
Marcelino De Macedo Andrade
Turmas: 1º5P, 1º6P, 1º7P, 1º8P, 2º3R, 1º6N, 2ºF7N,3º8N,3º9N,
1ºEJAEM
Contato: marcelino.andrade@educacao.mg.gov.br
Youtuber: Canal
do Professor Marcelino
Renato Kerley Lage Torres
Turmas: 2º4R, 2º1P, 3º4R, 3º5R,3º6R,3º1P,3º2AD
Contato: renato.torres@educacao.mg.gov.br
Marta Costa
Turmas: 1º4P, 2º2AD, 2º5INF, 2º6RH
Atividades resolvidas pela professora Marta.
Atividades
semanas 1 e 2
1 - (UFSCar-SP) Um homem
adulto conversa com outro,
de modo amistoso e sem
elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo
interessante para elas. O que distingue os sons emitidos
pelo homem dos emitidos
pelas crianças
a) é o timbre, apenas.
b) é
a altura, apenas.
c) são
a intensidade e o timbre,
apenas.
d) são
a altura e a intensidade, apenas.
e) são a altura, a intensidade e o timbre.
2
- Sejam as seguintes afirmativas sobre as ondas
sonoras, marque V para Verdadeiro e F para falso.
a) (V) O som é uma onda mecânica
progressiva longitudinal cuja frequência está compreendida,
aproximadamente, entre 20 Hz e 20 kHz.
b) (V) O ouvido
humano é capaz
de distinguir dois sons, de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as formas das ondas sonoras
correspondentes a esses
sons sejam diferentes. Os dois sons têm timbres diferentes.
c) (V) A altura
de um som é caracterizada pela frequência da onda sonora.
Um som de pequena
frequência é grave (baixo) e um som de grande
frequência é agudo
(alto).
d) (V) Uma onda sonora
com comprimento de onda de 10 mm é classificada como ultrassom.
e) (F) A intensidade do som é tanto maior
quanto menor for a amplitude da onda sonora.
3 - Um homem
assiste a um musical
dentro de um teatro
que possui ótimo isolamento acústico. Ao ouvir o
som de um piano,
violão e violino
tocando a mesma
nota musical, o homem teve condição de distinguir cada
um dos instrumentos. Qual é a qualidade das ondas sonoras
que permitiu tal distinção?
a)
Volume
b) Nível de intensidade sonora
c) Altura
d) Amplitude
e) Timbre
4 - Uma fonte de ondas sonoras
está imersa em água, emitindo
ondas a uma frequência de 740 Hz. Sabendo que o comprimento de onda das ondas produzidas pela fonte é de 200 cm, determine a velocidade de propagação das
ondas sonoras na água.
V = λ/T
Sabemos
que o período é o inverso da frequência -
T = 1/f ⇒ f = 1/T
V =
λ·1/T
V = λ·f
Como
200 cm equivale a 2 metros,
V =
2·740
V = 1480 m/s
1 - Assinale a alternativa que define de forma correta o que é temperatura:
a) É a energia que se transmite de um corpo
a outro em virtude de uma diferença de temperatura.
b) Uma grandeza
associada ao grau de agitação
das partículas que compõem um corpo,
quanto mais agitadas as partículas de um corpo,
menor será sua temperatura.
c) Energia térmica em trânsito.
d) É
uma forma de calor.
e) Uma grandeza
associada ao grau de agitação
das partículas que compõem um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo,
maior será sua
temperatura.
2
- Assinale a alternativa que
define corretamente calor.
a)
Trata-se de um sinônimo de temperatura em um sistema.
b) É uma forma de energia contida
nos sistemas.
c) É uma energia em trânsito, de um sistema a outro, devido
à diferença de temperatura entre
eles.
d) É uma forma de energia superabundante nos corpos quentes.
e) É uma forma de energia em trânsito, do corpo mais
frio para o mais quente.
3 - (FUVEST - SP): Têm-se dois copos, com a mesma quantidade de água, um aluminizado A e outro negro N, que ficam
expostos ao sol
durante uma hora.
Sendo inicialmente as temperaturas iguais,
é mais provável
que ocorra o seguinte:
a)
Ao fim de uma hora
não se pode
dizer qual temperatura é maior.
b) As temperaturas são
sempre iguais em qualquer instante.
c) Após uma hora
a temperatura de N é maior que
a de A.
d) De início a temperatura de A
decresce (devido
à reflexão) e a de N aumenta.
e) As temperaturas de N e de A decrescem (devido à evaporação) e depois crescem.
4 - O calor é energia térmica
que flui entre
os corpos. O fluxo de calor entre
dois corpos em contato se deve
inicialmente a:
a) as temperaturas dos corpos serem
iguais
b) as temperaturas dos corpos
serem diferentes
c) os corpos estarem
muito quentes
d) os corpos estarem
muito frios
e) n.d.a
5 - (ENEM 2010)
Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente
de como elas são usadas
no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”.
Esses significados, no entanto,
não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.
Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos
conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
a) A temperatura da água pode
ficar constante durante
o tempo em que estiver
fervendo.
b) Uma mãe coloca
a mão na água da banheira do bebê para
verificar a temperatura da água.
c) A chama de um fogão pode
ser usada para
aumentar a temperatura da água em uma panela
d) A água quente
que está em uma caneca
é passada para
outra caneca a fim de diminuir sua
tem- peratura.
e) Um forno pode
fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.
6 - (UFV-MG) Quando
dois corpos de materiais diferentes estão
em equilíbrio térmico,
isolados do meio ambiente, pode-se afirmar que:
a)
o mais quente
é o que possui menor
massa.
b) apesar do contato, suas
temperaturas não variam.
c) o mais quente
fornece calor ao mais frio.
d) o mais frio fornece
calor ao mais quente.
e) suas temperaturas dependem de suas densidades.
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