Tire dúvidas com seu professor
Ana Luiza Calixto
Turmas: 3º EM INT 2, 3º EM REG 4, 3º EM REG 5,
1º EM REG 1, 2º EM REG 6, 3º EM REG 7, 3º EM REG 8
Contato:ana.calixto@educacao.mg.gov.br
Jordana de Magalhaes Gargiulo Moreira
Turmas: 1º EM INT 4, 1º EM INT 5, 1º EM
INT 6, 1º EM INT 7, 1º EM INT 8, 3º EM INT 1
Contato: jordana.moreira@educacao.mg.gov.br
Rita de Cássia Barbosa Lage
Turmas: 9º EF AF 1, 2º EM INT 1, 2º EM INT 2,
2º EM REG 3, 2º EM REG 4, 2º EM INT 5, 2º EM INT 6
Contato: rita.barbosa.lage@educacao.mg.gov.br
Telma Guerra
Turmas: 1º EJA EM 1
Contato: telma.guerra@educacao.mg.gov.br
Gabarito realizado
pela professora: Ana Luiza Calixto
Primeira semana
01-
E- Transgênica. No procedimento descrito na
imagem ocorre a inserção de um gene bacteriano em uma planta.
02-
A
– Liberação de CO2. Na
fermentação ocorre a liberação de CO2.
03-
(04)
- Estão corretos os itens 8 e 32.
8. Para a transferência de genes de uma espécie para outra,
podem ser utilizados vírus como transportadores dos genes.
32. Mutações no DNA, portanto no genoma dos seres vivos, fazem
parte do processo da evolução biológica e podem ocorrer em qualquer ser vivo.
05-
A - Sequência
de DNA codificante de insulina humana.
06-
A – Estão corretos os itens I, II e IV.
07-
D - Terapia genica consiste em
substituir o alelo anormal que causa doença pelo alelo normal
Segunda semana
01-
D – incorreta,
pois tanto organismos transgênicos como não transgênicos
possuem o mesmo código genético. O código genético é único para
todos os seres vivos, na transgenia ocorre a inserção (retirada) de genes.
02-
E – Através
da tecnologia do DNA recombinante foi possível produzir plantas geneticamente
modificadas com genes bacterianos que conferem resistência a pragas da lavoura.
03-
E
– Através da tradução nos temos a “manifestação” de genes, istoé a síntese de
proteínas.
04-
D – Neste caso, ocorre a formação de um OGM (organismo
geneticamente modificado), que não é necessariamente de um transgênico. Ao
inserir o material genético é “possível” que microorganismo passe a sintetizar
substâncias que podem ser de interesse.
05-
B - a mitocôndria
pois, essa organela apresenta DNA próprio sendo, portanto, favorável à
transgenia.
Terceira Semana
01-
C – O casal 3 apresenta maior semelhança entre
as bandas (faixas) com o bebê. Basta comparar a sequência de genes indicadas
pelas bandas.
02-
D - As sequências de DNA.
03-
C - (I) atingir a medula espinhal e
introduzir nos neurônios a cópia normal do gene; (II) da proteína essencial a
função dos neurônios da medula; (III) os músculos.
04-
E - A eletroforese de fragmentos de DNA
e um dos métodos utilizados para identificar pessoas. O uso de enzimas de
restrição para cortar o DNA gera um padrão de fragmentos que e característico
de cada pessoa (impressão digital molecular).
05-
B – O camundongo expressou o gene e
passou a produzir a proteína fluorescente.
Quarta semana
01-
A - A partir do sequenciamento genético total do DNA humano, é possível
avaliar o prognóstico de várias enfermidades.
Na verdade, não é possível identificar todas essas doenças
pela análise do DNA.
02-
A – Isso não pode ser afirmado, além do mais,
um gene pode codificar mais de uma proteína.
03-
C
– Quanto maior a semelhança genômica entre duas espécies, mais próximo o
ancestral comum entre elas.
04-
D
– Além de conhecer a sequência é importante compreender a função (papel) de
cada um.
05-
B
– Os genes são sequências de bases nitrogenadas.
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