terça-feira, 6 de outubro de 2020

3ºAno -Biologia - Vol. 4 Gabarito PET

 


Tire dúvidas com seu professor

Ana Luiza Calixto

Turmas: 3º EM INT 2, 3º EM REG 4, 3º EM REG 5, 1º EM REG 1, 2º EM REG 6, 3º EM REG 7, 3º EM REG 8

Contato:ana.calixto@educacao.mg.gov.br

Jordana de Magalhaes Gargiulo Moreira

Turmas:  1º EM INT 4, 1º EM INT 5, 1º EM INT 6, 1º EM INT 7, 1º EM INT 8, 3º EM INT 1
Contato:  
jordana.moreira@educacao.mg.gov.br

Rita de Cássia Barbosa Lage

Turmas: 9º EF AF 1, 2º EM INT 1, 2º EM INT 2, 2º EM REG 3, 2º EM REG 4, 2º EM INT 5, 2º EM INT 6

Contato:  rita.barbosa.lage@educacao.mg.gov.br

 Telma Guerra

Turmas:  1º EJA EM 1

Contato:  telma.guerra@educacao.mg.gov.br

Gabarito realizado pela professora: Ana Luiza Calixto

Primeira semana

01-  E- Transgênica. No procedimento descrito na imagem ocorre a inserção de um gene bacteriano em uma planta.

 

02- A – Liberação de CO2.  Na fermentação ocorre a liberação de CO2. 

 

03- (04) - Estão corretos os itens 8 e 32.

8. Para a transferência de genes de uma espécie para outra, podem ser utilizados vírus como transportadores dos genes.

32. Mutações no DNA, portanto no genoma dos seres vivos, fazem parte do processo da evolução biológica e podem ocorrer em qualquer ser vivo.

 

05-  A - Sequência de DNA codificante de insulina humana.

 

06-  A – Estão corretos os itens I, II e IV.

 

07- D - Terapia genica consiste em substituir o alelo anormal que causa doença pelo alelo normal

 

Segunda semana

 

01-  D – incorreta, pois tanto organismos transgênicos como não transgênicos

possuem o mesmo código genético. O código genético é único para todos os seres vivos, na transgenia ocorre a inserção (retirada) de genes.

 

02-  E – Através da tecnologia do DNA recombinante foi possível produzir plantas geneticamente modificadas com genes bacterianos que conferem resistência a pragas da lavoura.

 

03- E – Através da tradução nos temos a “manifestação” de genes, istoé a síntese de proteínas.

 

04- D – Neste caso, ocorre a formação de um OGM (organismo geneticamente modificado), que não é necessariamente de um transgênico. Ao inserir o material genético é “possível” que microorganismo passe a sintetizar substâncias que podem ser de interesse.

 

05-  B - a mitocôndria pois, essa organela apresenta DNA próprio sendo, portanto, favorável à transgenia.

 

 

Terceira Semana

 

 

01-  C – O casal 3 apresenta maior semelhança entre as bandas (faixas) com o bebê. Basta comparar a sequência de genes indicadas pelas bandas.

 

02-  D - As sequências de DNA.

 

03- C - (I) atingir a medula espinhal e introduzir nos neurônios a cópia normal do gene; (II) da proteína essencial a função dos neurônios da medula; (III) os músculos.

 

04- E - A eletroforese de fragmentos de DNA e um dos métodos utilizados para identificar pessoas. O uso de enzimas de restrição para cortar o DNA gera um padrão de fragmentos que e característico de cada pessoa (impressão digital molecular).

 

05- B – O camundongo expressou o gene e passou a produzir a proteína fluorescente.

 

 

Quarta semana

 

01-  A - A partir do sequenciamento genético total do DNA humano, é possível avaliar o prognóstico de várias enfermidades.

Na verdade, não é possível identificar todas essas doenças pela análise do DNA.

 

02-  A – Isso não pode ser afirmado, além do mais, um gene pode codificar mais de uma proteína.

 

03- C – Quanto maior a semelhança genômica entre duas espécies, mais próximo o ancestral comum entre elas.

 

04- D – Além de conhecer a sequência é importante compreender a função (papel) de cada um.

 

05- B – Os genes são sequências de bases nitrogenadas.

 

 

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