Turmas: 2º3R, 3º4R, 3º5R, 3º6R,1º6N, 2º7N, 3º8N, 3º9N,1ºEJA EM
Contato: aparecida.rosario@educacao.mg.gov.br
Jackson De Andrade Teixeira
Turmas: 2º4R, 2º1P, 2º2AD, 2º5INF, 2º5RH, 3º1P
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Turmas: 1º4P, 1º5P, 1º5P, 1º7P, 1º8P, 3º2AD
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a) Átomo = indivisível, o que não consideramos mais como uma propriedade do átomo (ser indivisível), pois sabemos que há partículas menores que o compõem (elétrons, prótons, nêutrons)
b) O modelo atômico de Dalton é semelhante a uma bola de bilhar.
c) 1 - Compreensão da Lei de Conservação;
2 - Comparação da estrutura do átomo com uma bola de bilhar, uma esfera maciça, indivisível e indestrutível.
3 - Conclusão que os elementos químicos se formavam a partir de conjuntos de átomos que possuíam as mesmas propriedades químicas.
Essas são características que eu considero importantes do modelo de Dalton.
a) Número de átomos: 8
b) Número de elementos: 2 (bola clara é um elemento e a outra mais escura outro)
c) Número de substâncias: 3 (1 substância formada de bolas claras, 1 formada de bolas escuras e 1 formada de uma bola clara e uma escura)
d) Número de moléculas: 4 ( 2 de bolas escuras, 1 bolas claras e 1 molécula formada com uma clara e uma escura)
d) Au, Fe, O2
Explicação :
substâncias simples são substâncias homogêneas compostas pelos átomos de um elemento químico.
a) Falso. H₂O; CO₂; CaO são substâncias compostas.
b) Falso. Há também o S₈.
c) Falso. As substâncias O₂; H₂; Pb; O₃; S₈ são simples.
d) Falso. O S₈ é uma substância simples.
e) Verdadeiro. O₂; H₂; Pb; O₃; S₈ são substâncias simples.
O símbolo "O" se trata do elemento químico oxigênio.
Quando o número está à esquerda do símbolo ele é um
coeficiente, e indica quantos moléculas ou átomos existem do que está a direta
dele.
Por exemplo.
2C indica que há dois átomos de carbono
2CO indica que há duas moléculas de monóxido de carbono.
Quando o número está a direta do símbolo ele
indica quanto átomos há daquele símbolo
na molécula. Geralmente esse número é representado na forma de índice (menor e
abaixo do número ): tipo
Mas por praticidade na escrita digital muitas vezes
escrevemos em tamanho normal.
Exemplos:
CO2 indica que nesta moléculas há 1 átomo de
carbono (o 1 fica omitido por ser 1) e 2 átomos de oxigênio.
Ca(OH)2 indica que nesta molécula há 1 átomo
de cálcio (Ca) e 2 grupos hidroxilas (OH) , ou seja, há 2 oxigênios e 2
hidrogênios.
Então, na questão:
2O indica 2 átomos de oxigênio livres (não estão
ligados a uma moléculas, ou são íons ou são radicais).
O2 indica que nesta molécula há 2 átomos de
oxigênio. A molécula que possui apenas dois átomos de oxigênio é conhecida como
gás oxigênio.
2O3 indica que há 2 moléculas e que cada moléculas
possui 3 átomos de oxigênio. A moléculas que possui apenas 3 átomos de oxigênio
é o gás ozônio. Então neste caso há 2 moléculas de gás ozônio.
3O2 indica que há 3 moléculas de gás oxigênio.
Segunda semana
b) Rutherford
c) Bohr
d) Thomson
e) Proust
3 — Cite as semelhanças e diferenças entre o modelo atômico de Thomson e o de Dalton.
d) é neutro, cercado de elétrons que estariam dispostos ao redor do núcleo, como os planetas ao redor do Sol.
e) é formado por um pequeno núcleo maciço e positivo, e os elétrons movimentam-se em órbitas estacionárias, sendo que nesse movimento não emitem energia.
a) níveis e subníveis de energia.
b) cargas positivas e negativas.
c) núcleo e eletrosfera.
d) grandes espaços vazios.
Terceira semana
1) Eletrosfera é a região do átomo que:
a) contêm as partículas de carga
elétrica negativa.
b) contêm as partículas de carga elétrica positiva. Errado: as partículas presentes na eletrosfera possuem carga negativa
c) contém nêutrons. Errado: os nêutrons estão no núcleo.
d) concentra praticamente toda a massa do átomo. Errado: A região central do átomo (núcleo) que contém praticamente toda a massa do átomo.
e) contém prótons e nêutrons. Errado: A eletrosfera comporta apenas partículas de carga negativa (elétrons).
a) A maioria das partículas atravessaria a lâmina
b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.
c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.
d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.
Conforme o modelo de Thomson, o átomo apresenta uma distribuição homogênea de cargas negativas e positivas. Assim, quando a radiação alfa atingisse o átomo, haveria ricocheteamento, pois cargas iguais afastam-se.
3) (UFMA) Em um átomo com 22 elétrons e 26 nêutrons, seu número atômico e número de massa são, respectivamente:
|
a) |
22 e
26 |
d) |
48 e 22 |
|
|||
|
b) |
26 e
48 |
e) |
22 e 48 |
|
|||
|
c) |
26 e
22 |
|
|
|
|||
|
ELETRONS = 22
PROTONS = 22 (no estado fundamental o número de elétrons é igual ao número de
prótons)
4 -(UFG-GO) o número de prótons, nêutrons e elétrons representados por 138 56Ba2 e, respectivamente ? A) 56, 82 e 56
|
|
|
|||||
|
||||||||
Z = 56
A = 138
p = 56
n = 82
e- = 54
5 — Cite a principal diferença entre o modelo
atômico de Dalton, Thomson e Rutherford.
O modelo
de Dalton : pode ser descrito
como o modelo da bola de bilhar, que é evidenciado como aquele em que o átomo
pode ser visto como uma bola maciça além de indivisível..
O
modelo de Thompson: é aquele em que
temos a inclusão de elétrons no mesmo.
O modelo
de Rutherford: é aquele em que
há um núcleo positivo e um vazio, de elétrons.
1 — (UFAL-2011) De acordo com o modelo atômico de
Bohr, elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas específicas, tais como os
planetas giram em órbitas específicas ao redor do Sol. Diferentemente dos
planetas, os elétrons saltam de uma órbita específica para outra, ganhando ou
perdendo ener-gia. Qual das afirmações abaixo está em discordância com o modelo
proposto por Bohr?
a) Ao saltar de uma órbita mais próxima do núcleo, para outra mais afastada, o elétron absorve energia.
b) Ao saltar de uma órbita mais afastada do núcleo para outra mais próxima, o elétron emite energia.
c) Dentro de uma mesma órbita, o elétron se movimenta sem ganho ou perda de energia.
d) O processo no qual o elétron absorve energia suficiente para escapar completamente do átomo é chamado ionização.
e) O modelo proposto é aplicado com êxito somente ao átomo de hidrogênio
O
modelo atômico de Bohr explica de maneira eficaz
apenas para elementos com 1 elétron,
mas não podemos afirmar que o único elemento com um elétron é o hidrogênio.
2 — (UFG-2011 — Adaptada) Leia o poema apresentado a seguir.
Pudim de passas
Campo de futebol
Bolinhas se chocando
Os planetas do sistema solar
Átomos
Às vezes
São essas coisas
Em química escolar
LEAL, Murilo Cruz. Soneto de hidrogênio. São João del Rei: Editora UFSJ, 2011.
a) Sobre o poema, responda: Quais os modelos atômicos mencionados no texto? Justifique sua resposta.
· pudim de passas (Thomson: pois ele compara o átomo com um pudim de passas pelos elétrons)
·
campo de futebol (Bohr: eu associem
pois o modelo das camadas ou níveis de energia se parece com as linhas da que
compõe a quadra)
·
bolhinhas se chocando (Dalton: por
comparar com bolas de sinuca)
·
os planetas do sistema solar
(Rutherford: pela sua representação do núcleo do átomo)
3 — (UFRGS-RS) Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando o modelo atômico proposto por:
a)
Dalton.
b) Thomson.
c) Lavoisier.
d) Rutherford.
e) Bohr.
4 — (ENEM-2019) Em 1808, Dalton publicou o seu famoso livro o intitulando Um novo sistema de filosofia química (do original A New System of Chemical Philosophy), no qual continha os cinco postulados que serviam como alicerce da primeira teoria atômica da matéria fundamentada no método científico. Esses postulados são numerados a seguir:
1. A matéria é constituída de átomos indivisíveis.
2. Todos os átomos de um dado elemento químico
são idênticos em massa e em todas as outras propriedades.
3. Diferentes elementos químicos têm diferentes
tipos de átomos; em particular, seus átomos têm diferentes massas.
4. Os átomos são indestrutíveis e nas reações
químicas mantêm suas identidades.
5. Átomos de elementos combinam com átomos de
outros elementos em proporções de números inteiros pequenos para formar
compostos.
Após o modelo de Dalton, outros modelos baseados
em outros dados experimentais evidenciaram, entre outras coisas, a natureza
elétrica da matéria, a composição e organização do átomo e a quantização da
energia no modelo atômico.
Com base no modelo atual que descreve o átomo,
qual dos postulados de Dalton ainda é considerado correto?
a)
1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Alternativa 1 errada: Atualmente os átomos são divisíveis e
não indivisíveis como na teoria de Dalton.
Alternativa 2 errada : Atualmente
existe o conceito de isótopos.
Alternativa 3 errada : Diferentes
elementos podem ser isóbaros.
Alternativa 4 errada: Os átomos
podem ser divididos e numa reação química os átomos se transformam em íons
(cátions, ânions) e podem formar moléculas.
Correta alternativa 5: Átomos de elementos
combinam com átomos de outros elementos em proporção de números inteiros
pequenos para formar compostos.
5 — Frente às estratégias em utilizar radiação
ultravioleta no combate à COVID19, conforme descrito na reportagem na
introdução do plano de estudo tutorado, pesquise e responda a importância da
evolução da ciência como mecanismo para auxiliar na medicina e, sobretudo no
combate ao co-ronavírus. Assim, faça um paralelo de como o desenvolvimento de
modelos atômicos contribuiu para o desenvolvimento da sociedade?
“A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
publicou nesta semana uma nota técnica na qual reforça que não há evidências
científicas de que a luz ultravioleta (UV) seja eficaz como única forma de
eliminar o coronavírus, numa resposta a diversas iniciativas pelo Brasil e pelo
mundo que têm usado essa tecnologia para tentar desinfetar ambientes públicos e
hospitalares.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/08/07/para-anvisa-nao-ha-certeza-de-que-raios-ultravioleta-destroem-coronavirus.htm?cmpid=copiaecola”
(acesso 31/08 11h)
Embora
a utilização da radiação ultravioleta no combate à COVID19 ainda seja alvo de
pesquisa e apresente alguns pontos questionáveis, é indiscutível a importância dos
estudos dos modelos atômicos no entendimento de técnicas cientificas que visam
a melhoria de qualidade de vida da sociedade.
Caro
estudante, utilize o campo de “comentários” para discordar ou mesmo acrescentar
algo que julgar relevante.
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