segunda-feira, 10 de agosto de 2020

1ºAno - Química- 3ºvol. Gabarito PET


Tire suas dúvidas com seu professor:
Aparecida (Cidinha)
Turmas: 2º3R, 3º4R, 3º5R, 3º6R,1º6N, 2º7N, 3º8N, 3º9N,1ºEJA EM
Contato: aparecida.rosario@educacao.mg.gov.br

Jackson De Andrade Teixeira
Turmas: 2º4R,  2º1P, 2º2AD, 2º5INF, 2º5RH, 3º1P
Contato: jackson.teixeira@educacao.mg.gov.br

Simone Andrade Felix Santos
Turmas: 1º4P, 1º5P, 1º5P, 1º7P, 1º8P, 3º2AD
Contato: simone.felix@educacao.mg.gov.br


Correções realizadas pelo professor Simone Andrade Félix Santos

a) Átomo = indivisível, o que não consideramos mais como uma propriedade do átomo (ser indivisível), pois sabemos que há partículas menores que o compõem (elétrons, prótons, nêutrons)

b) O modelo atômico de Dalton é semelhante a uma bola de bilhar.


c) 1 - Compreensão da Lei de Conservação;

2 - Comparação da estrutura do átomo com uma bola de bilhar, uma esfera maciça, indivisível e indestrutível.

3 - Conclusão que os elementos químicos se formavam a partir de conjuntos de átomos que possuíam as mesmas propriedades químicas.

Essas são características que eu considero importantes do modelo de Dalton.

a) Número de átomos: 8
b) Número de elementos: 2 (bola clara é um elemento e a outra mais escura outro)
c) Número de substâncias: 3 (1 substância formada de bolas claras, 1 formada de bolas escuras e 1 formada de uma bola clara e uma escura)
d) Número de moléculas: 4  ( 2 de bolas escuras, 1 bolas claras e 1 molécula formada com uma clara e uma escura)

d) Au, Fe, O2

Explicação :

substâncias simples são  substâncias homogêneas compostas pelos átomos de um elemento químico.

a) Falso. H₂O; CO₂; CaO são substâncias compostas.

b) Falso. Há também o S₈.

c) Falso. As substâncias O₂; H₂; Pb; O₃; S₈ são simples.

d) Falso. O S₈ é uma substância simples.

e) Verdadeiro. O₂; H₂; Pb; O₃; S₈ são substâncias simples.

O símbolo "O" se trata do elemento químico oxigênio.

Quando o número está à esquerda do símbolo ele é um coeficiente, e indica quantos moléculas ou átomos existem do que está a direta dele.
Por exemplo.
2C indica que há dois átomos de carbono 
2CO indica que há duas moléculas de monóxido de carbono.

Quando o número está a direta do símbolo ele indica quanto átomos  há daquele símbolo na molécula. Geralmente esse número é representado na forma de índice (menor e abaixo do número ): tipo 

Mas por praticidade na escrita digital muitas vezes escrevemos em tamanho normal.
Exemplos:
CO2 indica que nesta moléculas há 1 átomo de carbono (o 1 fica omitido por ser 1)  e 2 átomos de oxigênio.
Ca(OH)2  indica que nesta molécula há 1 átomo de cálcio (Ca) e 2 grupos hidroxilas (OH) , ou seja, há 2 oxigênios e 2 hidrogênios.

Então, na questão:
2O  indica 2 átomos de oxigênio livres (não estão ligados a uma moléculas, ou são íons ou são radicais).

O2 indica que nesta molécula há 2 átomos de oxigênio. A molécula que possui apenas dois átomos de oxigênio é conhecida como gás oxigênio.

2O3 indica que há 2 moléculas e que cada moléculas possui 3 átomos de oxigênio. A moléculas que possui apenas 3 átomos de oxigênio é o gás ozônio. Então neste caso há 2 moléculas de gás ozônio.

3O2 indica que há 3 moléculas de gás oxigênio.


Segunda semana 

1 — (Fuvest-SP) Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico:
a) o átomo ser indivisível.
b) a existência de partículas subatômicas.
c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.
d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.
e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.

2 — (ETFSP) No fim do século XIX começaram a aparecer evidências de que o átomo não era a menor partícula constituinte da matéria. Em 1897 tornou-se pública a demonstração da existência de partículas negativas, por um inglês de nome:
a) Dalton
b) Rutherford
c) Bohr
d) Thomson
e) Proust

3 — Cite as semelhanças e diferenças entre o modelo atômico de Thomson e o de Dalton.

Pelo celular: Clic aqui

4 — (UEFS) Segundo o modelo de Thomson, o átomo:

a) poderia ser caracterizado por uma esfera gelatinosa com carga positiva, na qual estariam incrustados os elétrons, neutralizando a carga positiva.
b) não é maciço, mas é formado por um núcleo com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a sua massa, e ao redor do qual ficam os elétrons, neutralizando a carga positiva.
c) é formado por elétrons que giram ao redor do núcleo em determinadas órbitas.
d) é neutro, cercado de elétrons que estariam dispostos ao redor do núcleo, como os planetas ao redor do Sol.
e) é formado por um pequeno núcleo maciço e positivo, e os elétrons movimentam-se em órbitas estacionárias, sendo que nesse movimento não emitem energia.
As alternativas B,C,D,E, descrevem o átomo segundo o modelo de Rutherford.

5 — (PUC-RS) O átomo, na visão de Thomson, é constituído de:

a) níveis e subníveis de energia.
b) cargas positivas e negativas.
c) núcleo e eletrosfera.
d) grandes espaços vazios.
e) orbitais.​ 
Na letra a, temos as contribuições de Bohr e Sommerfeld para o conhecimento atômico. Na letra c e d, temos as contribuições de Rutherford. Já os orbitais (letra e) foram propostos por Schordinger

Terceira semana

1) Eletrosfera é a região do átomo que:

a)   contêm as partículas de carga elétrica negativa.

b)  contêm as partículas de carga elétrica positiva. Errado: as partículas presentes na eletrosfera possuem carga negativa

c)   contém nêutrons. Errado: os nêutrons estão no núcleo.

d) concentra praticamente toda a massa do átomo. Errado: A região central do átomo (núcleo) que contém praticamente toda a massa do átomo.

e)  contém prótons e nêutrons. Errado: A eletrosfera comporta apenas partículas de carga negativa (elétrons).

2) (UFMG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Ru-therford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experi-mentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.

 a)     A maioria das partículas atravessaria a lâmina

 b)     A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.

 c)      A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.

 d)     A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

Conforme o modelo de Thomson, o átomo apresenta uma distribuição homogênea de cargas negativas e positivas. Assim, quando a radiação alfa atingisse o átomo, haveria ricocheteamento, pois cargas iguais afastam-se.

3) (UFMA) Em um átomo com 22 elétrons e 26 nêutrons, seu número atômico e número de massa são, respectivamente:

 

 

a)

22 e 26

d)

48 e 22

 

 

b)

26 e 48

e)

22 e 48

 

 

c)

26 e 22

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 


ELETRONS = 22

PROTONS = 22 (no estado fundamental o número de elétrons é igual ao número de prótons)
NÊUTRONS= 26
ASSIM massa é igual aos prótons mais os nêutrons - A = Z + N
a massa é então 22+ 26 = 48 e os prótons ou número atômico 22
como pede respectivamente é a letra E

 

4 -(UFG-GO) o número de prótons, nêutrons e elétrons representados por 138 56Ba2 e, respectivamente ?

A) 56, 82 e 56
B) 56, 82 e 54
C) 56, 82 e 58
D) 82, 138 e 56
E) 82, 194 e 56

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Z = 56  

A = 138       

p = 56  

n = 82  

e- = 54


5 —  Cite a principal diferença entre o modelo atômico de Dalton, Thomson e Rutherford.

 

O modelo de Dalton : pode ser descrito como o modelo da bola de bilhar, que é evidenciado como aquele em que o átomo pode ser visto como uma bola maciça além de indivisível..

O modelo de Thompsoné aquele em que temos a inclusão de elétrons no mesmo.

O modelo de Rutherford: é aquele em que há um núcleo positivo e um vazio, de elétrons.

 


1 —    (UFAL-2011) De acordo com o modelo atômico de Bohr, elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas específicas, tais como os planetas giram em órbitas específicas ao redor do Sol. Diferentemente dos planetas, os elétrons saltam de uma órbita específica para outra, ganhando ou perdendo ener-gia. Qual das afirmações abaixo está em discordância com o modelo proposto por Bohr?

 a)                         Ao saltar de uma órbita mais próxima do núcleo, para outra mais afastada, o elétron absorve energia.

 b)                         Ao saltar de uma órbita mais afastada do núcleo para outra mais próxima, o elétron emite energia.

 c)                         Dentro de uma mesma órbita, o elétron se movimenta sem ganho ou perda de energia.

 d)                         O processo no qual o elétron absorve energia suficiente para escapar completamente do átomo é chamado ionização.

 e)                         O modelo proposto é aplicado com êxito somente ao átomo de hidrogênio

O modelo atômico de Bohr explica de maneira eficaz apenas para elementos com 1 elétron, mas não podemos afirmar que o único elemento com um elétron é o hidrogênio.

 

2 —    (UFG-2011 — Adaptada) Leia o poema apresentado a seguir.

 Pudim de passas

 Campo de futebol

 Bolinhas se chocando

 Os planetas do sistema solar

 Átomos

 Às vezes

 São essas coisas

 Em química escolar

 LEAL, Murilo Cruz. Soneto de hidrogênio. São João del Rei: Editora UFSJ, 2011.

 

 a)                         Sobre o poema, responda: Quais os modelos atômicos mencionados no texto? Justifique sua resposta.

 ·               pudim de passas (Thomson: pois ele compara o átomo com um pudim de passas pelos elétrons)

·               campo de futebol (Bohr: eu associem pois o modelo das camadas ou níveis de energia se parece com as linhas da que compõe a quadra)

·               bolhinhas se chocando (Dalton: por comparar com bolas de sinuca)

·               os planetas do sistema solar (Rutherford: pela sua representação do núcleo do átomo)

 

3 —    (UFRGS-RS) Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando o modelo atômico proposto por:

 

a)             Dalton.

b)             Thomson.

c)             Lavoisier.

d)             Rutherford.

e)             Bohr.

4 —    (ENEM-2019) Em 1808, Dalton publicou o seu famoso livro o intitulando Um novo sistema de filosofia química (do original A New System of Chemical Philosophy), no qual continha os cinco postulados que serviam como alicerce da primeira teoria atômica da matéria fundamentada no método científico. Esses postulados são numerados a seguir:

 

1.  A matéria é constituída de átomos indivisíveis.


2.  Todos os átomos de um dado elemento químico são idênticos em massa e em todas as outras propriedades.

 

3. Diferentes elementos químicos têm diferentes tipos de átomos; em particular, seus átomos têm diferentes massas.

 

4. Os átomos são indestrutíveis e nas reações químicas mantêm suas identidades.

 

5.  Átomos de elementos combinam com átomos de outros elementos em proporções de números inteiros pequenos para formar compostos.

 

Após o modelo de Dalton, outros modelos baseados em outros dados experimentais evidenciaram, entre outras coisas, a natureza elétrica da matéria, a composição e organização do átomo e a quantização da energia no modelo atômico.

Com base no modelo atual que descreve o átomo, qual dos postulados de Dalton ainda é considerado correto?

 

a)      1

b)      2

c)      3

d)      4

e)      5

Alternativa 1 errada: Atualmente os átomos são divisíveis e não indivisíveis como na teoria de Dalton.
Alternativa 2 errada : Atualmente existe o conceito de isótopos.
Alternativa 3 errada : Diferentes elementos podem ser isóbaros.
Alternativa 4 errada: Os átomos podem ser divididos e numa reação química os átomos se transformam em íons (cátions, ânions) e podem formar moléculas.
Correta alternativa 5: Átomos de elementos combinam com átomos de outros elementos em proporção de números inteiros pequenos para formar compostos.

5 —    Frente às estratégias em utilizar radiação ultravioleta no combate à COVID19, conforme descrito na reportagem na introdução do plano de estudo tutorado, pesquise e responda a importância da evolução da ciência como mecanismo para auxiliar na medicina e, sobretudo no combate ao co-ronavírus. Assim, faça um paralelo de como o desenvolvimento de modelos atômicos contribuiu para o desenvolvimento da sociedade?

“A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou nesta semana uma nota técnica na qual reforça que não há evidências científicas de que a luz ultravioleta (UV) seja eficaz como única forma de eliminar o coronavírus, numa resposta a diversas iniciativas pelo Brasil e pelo mundo que têm usado essa tecnologia para tentar desinfetar ambientes públicos e hospitalares.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/08/07/para-anvisa-nao-ha-certeza-de-que-raios-ultravioleta-destroem-coronavirus.htm?cmpid=copiaecola” (acesso 31/08 11h)

Embora a utilização da radiação ultravioleta no combate à COVID19 ainda seja alvo de pesquisa e apresente alguns pontos questionáveis, é indiscutível a importância dos estudos dos modelos atômicos no entendimento de técnicas cientificas que visam a melhoria de qualidade de vida da sociedade.

Caro estudante, utilize o campo de “comentários” para discordar ou mesmo acrescentar algo que julgar relevante.

 

 

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