segunda-feira, 10 de agosto de 2020

2ºAno -Biologia - 3ºvol. Gabarito PET/Atividade complementar

  Tire dúvidas com seu professor

 

Ana Luiza Calixto

Turmas: 3º EM INT 2, 3º EM REG 4, 3º EM REG 5, 1º EM REG 1, 2º EM REG 6, 3º EM REG 7, 3º EM REG 8

Contato:ana.calixto@educacao.mg.gov.br

Jordana de Magalhaes Gargiulo Moreira

Turmas:  1º EM INT 4, 1º EM INT 5, 1º EM INT 6, 1º EM INT 7, 1º EM INT 8, 3º EM INT 1
Contato:  jordana.moreira@educacao.mg.gov.br

Rita de Cássia Barbosa Lage

Turmas: 9º EF AF 1, 2º EM INT 1, 2º EM INT 2, 2º EM REG 3, 2º EM REG 4, 2º EM INT 5, 2º EM INT 6

Contato:  rita.barbosa.lage@educacao.mg.gov.br

 Telma Guerra

Turmas:  1º EJA EM 1

Contato:  telma.guerra@educacao.mg.gov.br

Atividade complementar elaborada pela prof. Rita de Cássia Barbosa Lage

 Mapa Mental

            Os Mapas Mentais possuem objetivo de aumentar a capacidade de memorização de ideias, além de potencializar todas as associações entre elas. Nesta atividade remota vamos fazer um Mapa Memorial sobre as fases da mitose.

Em seu mapa mental deverão constar:

Mitose - Interfase - Prófase - Metáfase - Anáfase - Telófase

Lembre-se de adicionar recursos visuais e também anotações relacionada a cada tópico, para deixar seu Mapa Mental bem completo. Outra dica importante: utilize cores e letras diferentes para relacionar as palavras chave.

Semana 1 – Seres Procariontes: Bactérias e Arqueas

 

1)    Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “as bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique sua resposta.

R: Não. As bactérias realmente não possuem carioteca definindo o núcleo. Mas apresentam DNA, como todos os outros seres vivos.

 

2)    Descreva a organização básica de uma célula procariótica e faça um desenho esquemático identificando as suas partes principais.

R:  Seu citoplasma apresenta apenas ribossomos, sem organelas membranosas. E o material genético é uma molécula circular de DNA. São destituídas de mitocôndria, complexo golgiense e o fuso metódico. Representados pelas bactérias e cianobactérias.

 

3)    Pesquise em outras fontes e responda: Considerando os grandes grupos de organismos vivos no planeta – bactéria, animais e plantas, em quais deles existem seres clorofilados e fotossintetizantes?

R: A fotossíntese ocorre nos reinos Monera, Protistas e Plantae. Estes organismos são capazes de transformar água e gás carbônico em açúcares. Porém, somente as plantas e as algas possuem a organela cloroplasto. Bactérias não possuem organelas membranosas.

 

4)    As cianobactérias tem sido motivo de preocupação, pois tem provocado problemas sérios para o ser humano. No tratamento da água servida à população, os gastos são enormes, em grande parte devido à contaminação por cianobactérias. A respeito desses organismos, é correto afirmar que são:

R: b) procariontes e fotossintetizantes.

 

5)    Sobre a classificação das bactérias, marque a alternativa incorreta:

R: e) Quanto a morfologia, as bactérias podem ser classificadas em gram-positivas e gram-negativas.

 

 

 

 

 

6)    Diferencie bactérias gram-positivas e gram-negativas.

R: A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos laboratoriais para a caracterização de amostras de bactérias. As bactérias que perdem a cor são chamadas de Gram-negativas (sem Gram) e as que não perdem a cor são as Gram-positivas. A retenção ou não do preparo de Gram depende das características físico químicas do envoltório celular da bactéria. As bactérias Gram-negativas apresentam três camadas diferentes no seu envoltório: a membrana fosfolipídica, os peptideoglicanos e a membrana externa glicolípidica. As Gram- positivas apresentam apenas a membrana fosfolipídicas e a parede celular de peptideoglicano.

 

Semana 2 – Fisiologia Bacteriana

1)    a) Que são cianobactéria? A que reino pertence este grupo de organismo?

R: As cianobactérias são microrganismos procariontes, isto é, tem estrutura celular que corresponde a célula de uma bactéria, São fotossintetizantes, apresentando fotossistemas I e II, mas sem estar organizados em cloroplastos, como as plantas. Elas pertencem ao Reino Monera.

 

b) Como esses organismos se classificam do ponto de vista nutricional?

R: São autótrofas uma vez que realizam fotossíntese e produzem seu próprio alimento.

 

c) Sendo procariontes, que componentes estruturais estão presentes em suas células?

R: Estas células são muito simples, apresentando apenas parede celular de celulose que envolve uma membrana fosfólica. O seu citoplasma contém ribossomos 7OS e material genético circular disperso. Apresentam, também lamelas fotossintéticas e plasmídeos.

 

2)    Ana comprou uma lata de salsicha cuja tampa se encontrava “estufada”. Em casa, recomendaram que ela voltasse ao supermercado e pedisse a substituição do produto, pois a salsicha contaminada, o “estufamento” da tampa teria sido causado por:

R: d) CO2, resultante da respiração anaeróbia das bactérias.

 

3)    Levando-se em conta os fatores que favorecem a reprodução das bactérias responsáveis pelo botulismo, mencionadas no item anterior, conclui-se que as toxinas que o causam tem maior chance de ser encontradas:

R: a) em conservas com concentração de 2 g de sal em 100 g de água.

 

4)    As principais ferramentas empregadas na tecnologia do DNA recombinante são as enzimas de restrição, que tem a propriedade de cortar o DNA em pontos específicos. O papel biológico dessas enzimas bacterianas na natureza é, provavelmente:

R: a) proteger as bactérias contra os vírus bacteriófagos.

 

5)    As bactérias apresentam alguns mecanismos que permitem a recombinação genética. Esses mecanismos são considerados por muitos autores como uma forma de reprodução sexuada, porém outros preferem afirmar que se trata apenas de uma forma de recombinação. Identifique as formas de recombinação genética nas bactérias e caracterize cada uma.

R: Conjugação: duas bactérias unem-se e estabelecem entre si uma ponte citoplasmática de transferência.

Transformação: Uma bactéria absorve moléculas de DNA disponíveis no meio e as incorpora no seu DNA.

Transdução: transferência de genes de uma bactéria para outra por intermédio de vírus.

 

6)    Identifique em sua casa produtos que são fabricados com auxílio de bactérias ou que combatem as bactérias e registre em seu caderno. Em seguida, explique para que serve este produto e se ele apresentar informação do tipo de bactéria utilizada ou para que tipo de bactéria pode ser utilizado como medicamento, pesquise sobre a espécie ou gênero indicado no rótulo ou bula.

R: Leite fermentado ( lactobacilos), iogurte ou queijos como alimentos produzidos com a participação de bactérias. Ou pode citar antibióticos, sabonetes ou água sanitária como produtos que combatem bactérias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Semana 3 – Doenças Bacterianas

1)    Um bioquímico realizou a análise de uma amostra de secreção colhida em uma lesão da garganta de uma criança, onde havia uma placa branco-amarelada. O exame revelou a presença de uma bactéria que provoca a difteria.

O bioquímico sabe que essa doença poderia ser evitada se a criança:

R: a) fosse vacinada

 

2)    Bactérias presentes nas placas dentárias podem, como parte de um metabolismo, produzir substâncias capazes de desmineralizar a região do esmalte em que se encontram, facilitando a penetração bacteriana e a formação de cárie. Um osso de galinha poderá ficar flexível, assim como a casca de um ovo poderá desaparecer, se os colocarmos em vinagre por determinado tempo. Com base nos fatos anteriores e em seus conhecimentos, é possível afirmar que, EXCETO:

R: b) as bactérias utilizam os sais minerais retirados dos dentes para a síntese de sua parede.

 

3)    Analisando essa placa, que antibiótico você receitaria para o paciente? Justifique sua resposta.

R: O antibiograma consiste em um teste para averiguar quais os antibióticos são mais ou menos eficazes no tratamento de uma doença bacteriana ou contra uma bactéria. Se o antibiótico for eficaz, não haverá crescimento da bactéria próximo dele, como se vê no ponto “A” e “D”. Portanto, os antibióticos A e D deveriam ser receitados.

 

4)    a) Qual é o principal agente causador da tuberculose humana?

R: Micobacterium tuberculose

 

b) Como essa doença é comumente transmitida?

R: Essa bactéria é transmitida por perdigotos contaminados durante a fala, pela tosse e espirro.

 

c) Explique por que a eficiência das drogas usadas contra a tuberculose está diminuindo.

R: O uso disseminado de antibiótico durante anos de tratamento, desta e de outras doenças, pelo mundo todo associado ao uso indiscriminado de antibióticos pela população, em geral, promoveram a seleção de sepas resistentes.

 

5)    a) O que aconteceu em B?

R: Após a administração de antibiótico a população de bactérias sofre drástica queda.

 

b) Explique o padrão observado em C, D e E.

R: Após a queda populacional, bactérias resistentes ao antibiótico usado, e que sobrevivem, voltaram a se reproduzir ( C ). A população cresceu ( D ) e se estabilizou ( E );

 

c) Um aluno afirmou que as bactérias presentes na fase E seriam diferentes da maioria das bactérias presentes na fase A. Você concorda com ele? Justifique sua resposta.

R: Sim. As bactérias da população ( A) que morreram eram menos resistentes ao antibiótico e a população (E) é formada por bactérias resistentes sobreviventes, em sua maioria.

 

6)    Qual a principal diferença entre bactérias e arqueas?

R: Apesar de serem seres completamente procariontes, nelas encontramos diversas diferenças, entre elas está que, nas bactérias, a parede bacteriana possui em sua constituição os peptidioglicanos, enquanto nas Arqueas, a parede celular possui polissacarídeos e proteínas, porém não apresenta em sua constituição, eptidioglicano.

 

Semana 4 – Fungos

1)    Qual dos seguintes termos jamais pode ser usado com referência a um fungo?

R: e) Produtor

 

2)    Fazendo-se um corte no talo de um líquen e observando-o sob o microscópio, consegue-se reconhecer pequenas formações verdes arredondadas. Nos itens a seguir, essas formações são interpretadas como:

R: b) algas, componentes normais do líquen

 

3)    Os fungos apresentam importância variada em muitos aspectos. São atividades dos fungos, EXCETO:

R: b) causar difteria no homem

 

4)    A partir d0s seus conhecimentos a respeito da estrutura e biologia dos fungos, explique por que o mofo reapareceu?

R: O mofo se forma quando hifas de determinados fungos penetram em matéria orgânica, como madeira e passa a se alimentar dela. Sua estrutura reprodutiva ou mesmo suas hifas podem se expor. Somente uma limpeza superficial não basta para eliminar os fungos.

 

5)    a) O que é mofo?

R: Mofo é um termo vulgar utilizado para caracterizar a proliferação de hifas de fungos sobre matéria orgânica em decomposição.

 

 

 

 

 

b) Por que esses alimentos mofados podem combater as infecções da pele?

R: Sobre alguns alimentos proliferam fungos do gênero Penicilium que são capazes de produzir uma toxina contra bactérias que foi purificada e batizada de Penicilina, primeiro antibiótico conhecido.

 

6)    Explique por que se evita, na produção de vinho, o contato do suco de uva com o ar.

R: Levedura anaeróbica facultativas preferem respirar com oxigênio. Sem ele, elas sobrevivem e realizam a fermentação alcoólica, produzindo vinho, mas na presença de oxigênio não há fermentação. Mesmo com as leveduras vivas.

 

7)    Entre as características que identificam os fungos como os animais estão:

R: c) a nutrição heterótrofa, a ausência de clorofila e o glicogênio como material de reserva.

 

8)    Realize uma pesquisa e registre em seu caderno, quais produtos são fabricados a partir de fungos. Identifique quais deles existem na sua casa e registre.

R: Muitos produtos são produzidos com a utilização de fungos. Todas as bebidas alcoólicas, pães, queijos, alguns me

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