terça-feira, 9 de junho de 2020

1º ANO - 1º VOLUME - FÍSICA - GABARITO


Tire dúvidas com seus professores

Marcelino De Macedo Andrade

Turmas: 1º5P, 1º6P, 1º7P, 1º8P, 2º3R, 1º6N, 2ºF7N,3º8N,3º9N, 1ºEJAEM

Contato: marcelino.andrade@educacao.mg.gov.br

Youtuber: Canal do Professor Marcelino

Renato Kerley Lage Torres

Turmas: 2º4R, 2º1P, 3º4R, 3º5R,3º6R,3º1P,3º2AD

Contato: renato.torres@educacao.mg.gov.br

Marta Costa

Turmas: 1º4P, 2º2AD, 2º5INF, 2º6RH

Contato: marta.costa.figueiredo@educacao.mg.gov.br

1ª Semana











2ª Semana



d = 7 + 4 = 11      Deslocamento  D = Pf -Pi = 5  -  2 = 3

Sim pois a Terra em relação ao sol e sua trajetória longa, torna-se de dimensão muito pequena.

Não, a dimensão da terra é muito maior do que o satélite.

Sim, pequenas dimensões.
          

 Não está variando pois ambos têm a mesma velocidade.


 Retilínea conforme demonstrado no desenho acima do avião.A pessoa está dentro do ônibus e a pedra mesmo solta possui movimento vertical de queda e horizontal devido a inércia de movimento em relação à terra.

      
Uma curva, parábola como no desenho acima do avião pois a pessoa está parada sobre o solo.

Para um passageiro na aeronave, a trajetória da carga é retilínea; mas para alguém no solo, a trajetória é uma curva, pois a carga acompanha a aeronave.

3ª Semana

   d = df - di  = 240 - 30 = 210 km

3o min = 0,5 h ,Intervalo de tempo: 9,5  -  6  = 3,5 h

Vm = Dtotal / t total = 210 / 3,5 = 60 Km/h

  20min = 20/60 h = 2/6h =1/3h
d = 30km , logo, Vm = (3o) /(1/3) = 30 . 3/1 =90km/h   , ou, 90/3,6 = 25m/s

.  10min = 10/60h = 1/6h    Somando-se 20min +  10min = 1/3h  + 1/6h

Tira-se o mmc, tempo(t) = 1/3 + 1/6  =(2 + 1)/6 = 3/6h = 1/2h =0,5h

Vm = 30 / 0,5 = 60km/h

. Temos tempos 1 e 2:

t1 =480/80 = 6h    e  t2 = 300/75 = 4h , tempo total = 6 + 4 = 10h

Vm = (480 + 300) / 10 = 780 / 10 = 78km/h

 
Temos 2 distâncias iguais a  X.



tempo 1(t1) = d1/v1 = X / 30      e  tempo 2(t2) = d2/v2 =  X/10

Somando-se os tempos : X/30 + X/10    o mmc é 30.

t total = (X  + 3X) / 30 = 4X /30 = X/7,5

Vm = Dtotal/t total = ( X + X)/ (X/7,5)  = 2X/(X/7,5) =2X . 7,5/X , corta-se o X:

Vm 2 . 7,5 = 15Km/h 

4ª Semana

     d  = v . t           , o caminhão somente sairá da ponte quando percorrer a distância da ponte e para sair, o seu comprimento, logo d = 20 + 180 =200m.
     Na equação,   200 = v . 10 , calculando:  v = 200/10 = 20m/s. Ou em km/h, v = 20 . 3,6 = 72km/h.


    Como ambos estão em mesmo sentido a velocidade relativa entre eles é dada pela subtração entre as velocidades.  72km/h = 72/3,6 = 20m/s,
              pela equação     d = v . t         30 + 220 = (20 - 10) .t    ,  então, 250 = 10 .t ,      t = 250/10  = 25s.

      
 letra b:  d1 = v . t = 20 . 25 = 500m   e     d2 = 10 . 25 = 250m


  O tempo de viagem do veículo B : t = d/v   = 360/60 = 6h. O tempo para o veículo A será, t = 6 - 2 = 4h.A velocidade média do veículo A será:
              Vm = Dtotal/Ttotal = 360/4 = 90 km/h.

   

Convertendo as unidades:  2 min = 2.60 = 120 s,      V joão = 36/3,6 = 10 m/s  e  V Pedro = 54/3,6 = 15 m/s. Como a distância é a mesma para ambos,
              podemos escrever:    d  = v . t , chamando d de X, temos.  X joão = 10.(120 + T pedro)    e   X pedro = 15 . T pedro.Igualando as equações, 
              10(120 + Tpedro) = 15 . T pedro e resolvendo ,   1200 + 10 T pedro = 15 . T pedro ,     mudando de membro:  1200 =  15 T pedro - 10 T pedro,
              1200 = 5 T pedro,     T pedro = 1200/5 = 240s .O comprimento da pista pode ser calculado pela equação da distância de ambos que dará o mesmo
              resultado.   d = v . t  ,    d pedro = 15 . 240 = 3600m   e    d joão = 10 . (240 + 120)= 10.360 = 3600.


     Idêntica à atividade 1, inclusive com os números:

              d = v . t           (20 + 180) = v . 10     ,     200 = 10.v     vm = 200/10 = 20 m/s    ou em km/h,  v = 20 . 3,6 = 72 km/h











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGIME DE ESTUDO NÃO PRESENCIAL

INFORMAÇÕES GERAIS Estudantes, pais e responsáveis, Estamos vivendo um momento do Ensino a Distância, que exige mais autonomia e dedicação. ...