terça-feira, 9 de junho de 2020

2º ANO - 1º e 2 VOLUME - BIOLOGIA - GABARITO

 Tire dúvidas com seu professor

 

Ana Luiza Calixto

Turmas: 3º EM INT 2, 3º EM REG 4, 3º EM REG 5, 1º EM REG 1, 2º EM REG 6, 3º EM REG 7, 3º EM REG 8

Contato:ana.calixto@educacao.mg.gov.br

Jordana de Magalhaes Gargiulo Moreira

Turmas:  1º EM INT 4, 1º EM INT 5, 1º EM INT 6, 1º EM INT 7, 1º EM INT 8, 3º EM INT 1
Contato:  jordana.moreira@educacao.mg.gov.br


Rita de Cássia Barbosa Lage

Turmas: 9º EF AF 1, 2º EM INT 1, 2º EM INT 2, 2º EM REG 3, 2º EM REG 4, 2º EM INT 5, 2º EM INT 6

Contato:  rita.barbosa.lage@educacao.mg.gov.br

 Telma Guerra

Turmas:  1º EJA EM 1

Contato:  telma.guerra@educacao.mg.gov.br

Correções realizadas pela frof. Rita de Cássia Barbosa Lage

Primeiro volume
1ª Semana


1)

a) No meio científico, o uso do nome científico para designar qualquer organismo vivo é ideal, pois segue as regras da nomenclatura binominal e assim, ele será único para cada espécie e qualquer pesquisador poderá identificar qual organismo está sendo analisado. O nome popular pode variar muito de uma região para outra.

b) Lachesis (epítelo genérico) indica o gênero a que pertence a espécie -  muta (epítelo específico) permite designar espécies diferentes dentro do mesmo gênero.

c) Espécie é um conjunto de indivíduos muito semelhantes, capazes de cruzar entre si e gerar descendentes férteis, isso é, que também sejam capazes de se reproduzir. Ex: todos os seres humanos do planeta, por exemplo, independente do país de origem, pertencem a mesma espécie, ou seja, a espécie Homo sapiens.

d) Reino, Filo, Classe
A espécie
a) O nome científico é uma forma de se reconhecer uma espécie universalmente.

b) Porque o latim é uma língua morta (não muda a gramática e a fala), então não é necessário fazer modificações nos nomes científicos. Eles são criados uma vez e permanecerão os mesmos sempre.


2ª Semana


1)    Os vírus apresentam material genético (DNA ou RNA) e proteínas em sua constituição muitos vírus, assim como o coronavírus (da Covid19) são constituídos de uma cápsula de proteínas associadas a lipídios e no seu interior está o material genético capaz de interagir com uma célula viva e obriga-la a trabalhar na sua replicação

A má notícia fica a cargo da doença que alguns são capazes de causar em animais domésticos, no homem e em plantas

2)    Diferentemente dos vírus, os primeiros seres vivos teriam um mecanismo metabólico para se alimentar e transformar os alimentos em seus organismos.

3)   Os vírus carecem de, pelo menos, lisossomos presentes em outras células para que elas produzem suas estruturas. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, que só se reproduzem utilizando o mecanismo metabólico de uma célula viva.

4)     Resposta: Bacteriófago (letra d)

5)      Resposta: Ácidos nucléicos e proteínas (Letra c)

Atividades de Biologia do Plano de Estudo Tutorado – 2º Ano

Rita de Cássia Barbosa Lage

Semana 3

Atividades:

1) a)    Explique por que os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus.

R: Pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus devido a sequência do seu material genético. A uracila não existe no RNA, ela é exclusiva do DNA.

 

b)    Dê duas características que expliquem por que os vírus não são considerados seres vivos.

R: São acelulares, não possuem metabolismo celular

 

c)    Sabendo-se que a sequência mostrada acima

 ( UACCCGUUAAAG) dará origem a uma fita de DNA, escreva a sequência dessa fita complementar.

R: Divide-se 3 em 3 e a sequência e a sequência complementar na forma de DNA é: ATG GGC AAT TTC

 

2) a) Por que a transcriptase reserva é essencial para que o vírus HIV se multiplique?

R: A transcriptase reserva é necessário para a síntese do DNA a partir do RNA.

 

    b) Como o vírus HIV causa a imunodeficiência em humanos?

R: Ele ataca as células do sistema imunológico (linfócitos), alterando seu funcionamento e reduzindo sua contagem. Isso faz com que a capacidade de combater doenças seja comprometida gradativamente.

 

3) Essa perda de eficácia está associada à seguinte característica do vírus influenza:

R: a) sofrer alterações em seu genoma com certa frequência.

 

4) A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque:

R: e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

5) A respeito da patologia, marque a alternativa incorreta:

R: b) A doença é transmitida por um vírus envelopado do gênero Morbillivirus.

 

6) a) Observe a imagem sobre a estrutura viral do coronavírus e descreva-o morfologicamente.

R: A descrição que faço não bate com a gravura.

Tanto o Sars-CoV quanto o Sars- CoV2 possuem uma estrutura morfológica semelhantes, são esféricos, envoltos por um envelope que é constituído por camada dupla de lipídeos e proteínas estruturais. As glicoproteínas spike ou S ligadas ao envelope, dão ao víron a morfologia característica em forma de coroa, também é responsável pela entrada do vírus nas células alvo através da ligação com um receptor específico, levando a fusão das membranas virais com as membranas do hospedeiro. A proteína núcleocapsídica se complexa com RNA do genoma para formar uma estrutura de capsídeos helicoidal encontrada dentro do envelope viral. Entre várias funções, desempenha um papel na formação complexa do genoma viral. A proteína transmembrana E, é a menor entre as proteínas e desempenham um papel multifuncional na patogênese, montagem e liberação do vírus durante o processo de infecção. A hemoglutinina-esterase (HE) é a proteína que forma um segundo pico menor no envelope de alguns beta coronavírus como SARS-CoV2 e pode construir potencialmente para a entrada e/ou liberação viral da superfície celular via interação com as células do hospedeiro. Além dessas, a proteína viral transmebrana é considerada a mais abundante presente na partícula do viron, e fornece uma forma definitiva do envelope viral. Liga-se ao nucleocapsídeo e atua como organizador central do conjunto de coronavírus.

 

b) Analisando a morfologia do Coronavírus, explique por que deve-se utilizar álcool e/ou lavar as mãos e superfícies com água e sabão como profilático à COVID-19.

R:  Essas substâncias dissolvem esse envelope viral, fazendo com que o vírus perca sua função deixando seu material genético desprotegido. Há também a influência quanto a infecção na célula , já que os receptores ficam nesse envelope.

c ) Na notícia, a frase “Como a definição de pandemia muda o controle da doença?” baseado em seus conhecimentos explique-a.

R: Quando uma doença é dada como pandemia, é necessário extrema atenção, principalmente em casos de doenças respiratórias, pois é um caso de saúde pública global e é necessário colaboração e parceria para combate-la, pois sua ocorrência contempla vários países e não apenas onde a doença originou, podendo avançar cada vez mais.

 Semana 4

1) Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a alternativa que indica o nome de uma virose:

R: a) Febre amarela

2) Uma das principais formas de se prevenir contra doenças como a febre amarela e a gripe, por exemplo é:

R: d) a vacinação

3) a) Quais os cuidados que as pessoas deverão ter para não se contaminarem com as viroses?

R: Cuidados como o uso de máscaras, a higienização constante da mão, o uso de etiqueta respiratória (  cobrindo o rosto ao tossir ou espirrar), evitar locais fechados e com aglomerações são medidas que podem auxiliar evitando a contaminação do vírus.

4) Por que os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios?

R: Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios porque não possuem estrutura celular própria, dependendo de uma célula hospedeira para funcionar seu metabolismo e se multiplicar.

5) Estes agentes são:

R: d) vírus

6) a) forma de contágio: Acredita-se que se propaga através do contato com secreções de pessoas contaminadas, como saliva e sangue.

    b)  formas de prevenção: Higiene pessoal adequada, lavando as mãos com água e sabão ou uso de álcool em gel 70, evitar tocar no rosto, olhos, nariz ou boca. Ficar em casa e só sair apenas se for necessário, e quando sair, usar máscaras e o distanciamento.


Segundo volume


SEMANA 1

ATIVIDADES

1 — A Biologia Celular, ou citologia, é a parte da Biologia responsável por estudar o funcionamento das células e suas estruturas. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome do pesquisador que denominou essas estruturas funcionais dos seres vivos de células.

R: d) Robert Hooke.

2 — A Teoria Celular pode ser resumida, atualmente, em três pontos principais. Analise e marque a alternativa que não apresenta uma afirmação relacionada com essa teoria.

R: b) Todas as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo.

3 — Costuma-se dizer que as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana nuclear. Baseando-se nisso, o mais correto seria afirmar que todas as células possuem membrana, citoplasma e material genético. As células que apresentam núcleo definido são chamadas de:

R: d) eucarióticas.

4 — A membrana plasmática é encontrada em todas as células e apresenta como função principal controlar a entrada e saída de substâncias no interior dessa estrutura. Essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde estão inseridas algumas proteínas. O modelo que descreve a estrutura da membrana plasmática recebe o nome de:

R: d) modelo do mosaico fluido.

5 — (ENEM) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgênicas em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgênicas no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgênicas em leveduras?

R: b) Mitocôndria.

 SEMANA 2

ATIVIDADES

1 — (UEL) A organela citoplasmática que se origina a partir do nucléolo e que sintetiza proteínas é o:

R: a) ribossomo.

2 — (UFF) Diversas proteínas, como as histonas e várias enzimas, embora sintetizadas no citoplasma, são encontradas no núcleo. A passagem destas macromoléculas pelo envoltório nuclear é possível porque:

R: b) o envoltório nuclear possui poros que permitem a passagem de macromoléculas;

3 — (UFSM) Associe as colunas Coluna 1 Coluna 2:          A sequência correta é:

R: b) 2 - 3 - 1.

4 — (PUC-RJ) A diferença entre células eucariontes e procariontes está no núcleo. Os indivíduos procariontes possuem a molécula de DNA espalhada no citoplasma, enquanto, nos indivíduos eucariontes, ela se encontra no núcleo da célula. Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que:

R: c) o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA.

5 — (FUVEST) Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique.

R: Não, pois todos os seres vivos possuem material genético (DNA) e núcleo, porém os seres procariontes não possuem um núcleo individualizado, envolto pela carioteca.

 

6 — (FUVEST) Por que a ausência de nucléolo compromete a síntese de proteínas em uma célula eucarionte?

 R: Porque é no nucléolo que ocorre a síntese de RNA ribossômico, matéria-prima para a síntese dos ribossomos, que atuam na produção das proteínas celulares. Sem o nucléolo não há ribossomos disponíveis para a síntese proteica.

7 — (UNICAMP) Comente a frase: “Cromossomos e cromatina são dois estados morfológicos dos mesmos componentes celulares de eucariotos”.

R: Os termos cromossomo e cromatina referem-se ao material genético, ou seja, os filamentos formados por DNA e proteínas que ocorrem no núcleo. Designa-se como cromossomo o filamento duplicado e condensado que pode ser observado durante o processo de divisão celular. Cromatina é o conjunto de filamentos condensados no núcleo da célula que não está se dividindo, em intérfase.

 

SEMANA 3

ATIVIDADES

1 — A mitose é um processo de divisão celular que pode ser dividido em quatro etapas. Marque a alternativa que indica corretamente as etapas e a sequência correta em que elas ocorrem.

R: e) Prófase, metáfase, anáfase e telófase.

 

2 — Qual fase da mitose é caracterizada pelo posicionamento dos cromossomos no equador da célula?

R: c) Metáfase.

 

3 — Sabemos que no final da mitose o citoplasma divide-se para formar duas células-filhas. O processo de divisão do citoplasma é denominado:

R: d) citocinese.

4 — (UFSM-RS) Um bioquímico mediu a quantidade de DNA em células cultivadas em laboratório e verificou que a quantidade de DNA na célula duplicou:

R: a) entre as fases G1 e G2 do ciclo celular.

5 — (CES/JF-MG) Entre as frases a seguir, em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a.

R: c) A célula-mãe dá origem a duas células-filhas com metade do número de cromossomos.

 SEMANA 4

ATIVIDADES

1 — (Vunesp-SP) Em relação ao processo de divisão celular, podemos afirmar que:

R: d) a meiose é um processo que dá origem a quatro células haploides.

2 — (Unioeste-PR) Considere as associações abaixo sobre as fases da meiose e suas características. Determine a alternativa cujas associações estão todas corretas.

R: b) II, IV, VI

3 — Um dos principais fenômenos que ocorrem na meiose é a permutação, também conhecida como crossing-over. Nesse processo ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, aumentando assim a variedade genética. Sabendo-se que a permuta ocorre na prófase I, marque a subfase em que ocorre esse processo.

R: c) Paquiteno.

4 — (Unicid 2015) A figura ilustra três etapas de um evento frequente nos cromossomos durante a meiose.

R: b) A célula mãe era 2n = 4.

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